Funcionária que denunciou Meta apoia compra do Twitter por Musk

1 min de leitura
Imagem de: Funcionária que denunciou Meta apoia compra do Twitter por Musk
Imagem: Frances Haugen/Instagram

Em entrevista concedida à Fox Business no sábado (30), Frances Haugen, que ficou conhecida mundialmente como “a denunciante do Facebook” por ter testemunhado contra a rede social no Congresso dos EUA, se declarou “cautelosamente otimista” quanto à compra do Twitter por Elon Musk.

Comparando o novo dono do passarinho azul com o seu ex-chefe Mark Zuckerberg, Haugen afirmou que Musk é mais capaz de receber críticas que possam resultar em mudanças significativas, diferentemente dos assessores de Zuck, que dizem apenas o que o patrão quer ouvir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao contrário do Facebook que, segundo ela, optou por priorizar de forma consistente o lucro e o engajamento, mesmo colocando a segurança do usuário em risco, o Twitter sob a liderança de Musk poderia mudar seu modelo de negócios, sem ter que se submeter à pressão de acionistas para gerar lucro.

O que Frances Haugen espera de Elon Musk no Twitter?

Fonte: Elon Musk/Instagram/Reprodução.Fonte: Elon Musk/Instagram/Reprodução.Fonte:  Elon Musk/Instagram 

“Acho que há aqui uma grande oportunidade para Elon demonstrar que há outro caminho a seguir”, disse Haugen à emissora. Sua expectativa é de que o novo proprietário mude o modelo de negócios para um formato que priorize a segurança do usuário. Nesse sentido, a coisa “número um” que Musk deveria fazer é “instituir transparência real” no serviço de microblog, diz a cientista de dados.

Paradoxalmente, o fato de se tornar uma empresa privada também reduz o impacto da influência da opinião pública sobre a plataforma. Além disso, não ficou claro o que Musk quer dizer quando fala em dar ênfase à "liberdade de expressão". Especialistas ouvidos pelo site Insider afirmam que isso significa que ele poderia relaxar a moderação de conteúdo, o que resultaria em um aumento dos discursos de ódio e de desinformação na plataforma.

Sejam quais forem as mudanças planejadas pelo dono da Tesla no Twitter, a expectativa é que o negócio esteja definitivamente fechado até outubro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.