Entenda como funciona o YouTube Kids

2 min de leitura
Imagem de: Entenda como funciona o YouTube Kids
Imagem: YouTube Kids

Basicamente, o YouTube Kids é uma versão do original voltada completamente para o público infantil, entregando conteúdos para a criançada e ainda possibilitando aos responsáveis controlar atividades e os vídeos que podem ser consumidos.

Se você ainda não sabe como funciona a plataforma, o TecMundo preparou um guia básico para te ajudar a conhecer melhor o YouTube para crianças. Confira a seguir:

Interface inicial do YouTube Kids. (Fonte: YouTube/Reprodução)Interface inicial do YouTube Kids. (Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  (Fonte: YouTube/Reprodução) 

O que é YouTube Kids?

Segundo o próprio Google, o YouTube Kids foi criado para ser um ambiente divertido tanto para as crianças quanto para a família.

Todo seu conteúdo é voltado para o segmento infantil, sendo em sua maioria desenhos, animações e curiosidades educacionais. Na plataforma, eles estão divididos em quatro categorias: Séries, Música, Explorar e Jogos, facilitando o uso.

O Google afirma usar uma junção de filtros automatizados e revisão humana para verificar cada vídeo publicado no serviço. Nesse processo, os pais e responsáveis também são incluídos. Eles podem determinar qual será a melhor experiência para sua família, através do recurso: experiências supervisionadas no YouTube.

Outra característica que muda no YouTube Kids é a interface. Pensado para as crianças, ele é mais colorido e possui botões maiores para melhorar a navegação, principalmente do público menor que não possui tanta desenvoltura com as telas.

Como funciona o YouTube Kids?

Mesmo que o  YouTube Kids seja voltado para o público infantil, todas as configurações são controladas pelos adultos responsáveis. Por este motivo, a plataforma só é liberada se estiver vinculada a uma conta Google de um usuário maior de idade, sendo uma etapa obrigatória para crianças com até 12 anos.

Fonte:  YouTube Kids 

Ao acessar as configurações, o adulto responsável pode determinar um tempo máximo para usar o app, visualizar o histórico de tudo que foi assistido e bloquear canais, vídeos ou qualquer outro conteúdo que considere sensível para a criança.

YouTube Kids vs convencional

Fonte:  YouTube 

A principal característica do Kids que o difere do YouTube padrão é o maior controle. Outra questão relevante no funcionamento da plataforma são os comentários. Eles estão desativados em todos os vídeos, uma precaução para evitar que os menores vejam mensagens impróprias.

Segundo o Google, essa é uma forma de impedir que os pequenos acessem textos inoportunos ou relacionados a algum tipo de bullying.

Apesar de nessa versão conter propaganda, todos os anúncios respeitam o perfil de idade escolhido pelo adulto. Além disso, estão dentro das políticas de publicidade da plataforma que excluem algumas categorias, como as de alimentos e bebidas, por exemplo.

Caso o responsável for assinante do YouTube Premium, a criança conseguirá assistir aos vídeos sem nenhum comercial.

Outro diferencial do YouTube Kids, é que os vídeos só podem ser vistos no formato horizontal, dado que essa versão é destinada para o uso em tablets e celular deitado.

Onde pode ser utilizado?

O YouTube Kids pode ser utilizado em qualquer aparelho móvel, como celulares e tablets, desde que tenha acesso à internet. Ele está disponível através do aplicativo, pelo site ou TV.

Para baixar o app é fácil:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por "YouTube Kids". Ele está disponível tanto no sistema Android como iOS.
  2. Faça o login com sua conta e crie um perfil para cada um dos seus filhos.
  3. Feito os passos acima, é só utilizar a plataforma.

Agora a criançada pode navegar no YouTube próprio para sua faixa etária, sem preocupar os pais.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.