Facebook libera posts contra russos e pedindo a morte de Putin

1 min de leitura
Imagem de: Facebook libera posts contra russos e pedindo a morte de Putin
Imagem: Shutterstock

Em uma guinada na sua política contra discursos de ódio, o Facebook está permitindo que seus usuários nos países do leste europeu publiquem postagens pedindo violência contra russos e soldados russos no contexto da invasão da Ucrânia. De acordo com emails internos da Meta revelados em reportagem exclusiva da Reuters nesta sexta-feira (11) até mesmo pedidos da morte do presidente russo Vladimir Putin estão temporariamente liberados.

Os pedidos de execução dos líderes nacionais, que incluem o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, estão liberados nas regiões próximas ao conflito, exceto se contiverem outros alvos ou tenham mais de um indicador de credibilidade. Em comunicado, um porta-voz da Meta afirmou que a permissão temporária de formas de expressão política foi adotada “como resultado da invasão russa à Ucrânia” e que não se estende a civis russos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que diz a Rússia?

Com base na reportagem da Reuters, a embaixada russa nos EUA exigiu que o governo norte-americano tome imediatas providência contra o que chamou de "atividades extremistas" da Meta. "Os usuários do Facebook e do Instagram não deram aos proprietários dessas plataformas o direito de determinar os critérios de verdade e colocar as nações umas contra as outras", afirma um tweet publicado na manhã de hoje (11).

A liberação alegadamente transitória das manifestações políticas e violentas ocorre, segundo a agência de notícias britânica, nos seguintes países: Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia.

Os emails da Reuters revelam ainda um efeito colateral, denunciado pelo The Intercept, quando manifestações de violência são liberadas nas mídias sociais: um aumento de elogios ao Batalhão Azov, milícia ucraniana de ideias ultranacionalistas, acusada de adotar ideologia neonazista e supremacia branca, que foi incorporada à Guarda Nacional durante a guerra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.