Meta teria encerrado novo sistema operacional para metaverso

1 min de leitura
Imagem de: Meta teria encerrado novo sistema operacional para metaverso
Imagem: KNFind/Pixabay

A Meta, dona do Facebook, pode ter interrompido o desenvolvimento de um novo sistema operacional personalizado que supostamente faria funcionar os futuros headsets de realidade virtual da empresa. Citando duas fontes próximas do setor envolvido, o site The Information afirmou que o projeto fechado em novembro era chamado de XROS, por abranger as características de realidade aumentada (AR) e virtual (VR).

De acordo com o site, o desenvolvimento do XROS teria começado a funcionar em 2017 e tinha mais de 300 profissionais trabalhando nele. Em junho do ano passado, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e seu CTO Andrew Bosworth chegaram a comentar, durante uma live no Instagram, sobre um “sistema operacional de realidade”, com Zuckerberg mencionando explicitamente um "sistema operacional baseado em microkernel".

Na prática, o projeto deixaria a Meta independente da utilização do sistema baseado em Android no seu headset VR Quest e em futuros dispositivos da espécie. No entanto, segundo o The Information, o encerraemento da iniciativa teria ocorrido depois que o líder da equipe, Mark Lucovsky, deixou a Meta no mês passado, para trabalhar em um sistema operacional de realidade aumentada desenvolvido pelo Google.

O que disse a Meta?

Em um e-mail assinado pelo gerente de comunicações da Meta, Sheeva Slovan, e enviado ao site The Verge, a empresa de Menlo Park desmentiu todas as informações sobre o fechamento do projeto. “Não estamos interrompendo ou reduzindo nossas operações na construção de um sistema operacional de realidade”, diz o comunicado, garantindo que "a equipe continua a progredir" e que a companhia continua construindo uma plataforma para óculos de realidade aumentada e vestíveis.

Na tarde de ontem (5), o vice-presidente do Oculus da Meta, Gabriel Aul, também abordou o assunto em um tweet publicado em sua conta pessoal, afirmando que "há vários caminhos que estamos buscando em nossos esforços para construir sistemas operacionais". E provocou: “Estamos aumentando essa equipe, não diminuindo. Junte-se a nós".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.