Sinal viral do TikTok salva jovem de sequestro; veja como usar

1 min de leitura
Imagem de: Sinal viral do TikTok salva jovem de sequestro; veja como usar
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Nesta quinta-feira (4), uma adolescente de 16 anos foi resgatada de um sequestro na Carolina do Norte, Estados Unidos, após usar um sinal de mãos para sinalizar violência doméstica, amplamente divulgado no TikTok.

Segundo a polícia do condado de Laurel, Kentucky, a jovem estava sendo levada por um homem mais velho, na direção de um Toyota prateado, quando fez o sinal para outro motorista. Ao identificar a situação, este ligou para a polícia afirmando que a adolescente “parecia estar em perigo”.

Após o alerta, os policiais conseguiram encontrar o carro descrito pelo motorista. A jovem havia sido dada como desaparecida por seus pais na manhã da última terça-feira (2). Já o sequestrador, identificado como James Herbert Brick, tem 61 anos e foi preso imediatamente.

Conforme nota da polícia, foi encontrada uma foto da jovem menor de idade em um “contexto sexual” no celular do sequestrador.

Como usar o sinal

O sinal utilizado pela jovem foi criado em 2020 pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foudation) com a alta de casos de violência doméstica durante a pandemia de covid-19. O movimento significa “violência em casa” ou “preciso de ajuda” e foi muito difundido nas redes sociais, tornando-se viral no TikTok.

Sinal difundido pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foundation) (Fonte: G1/Reprodução)Sinal difundido pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foundation) (Fonte: G1/Reprodução)Fonte:  G1 

Para reproduzi-lo, basta seguir três passos simples, confira;

1. Levante a mão na direção da pessoa;

2. Com a palma aberta para a frente, abaixe o dedo polegar;

3. Feche os demais dedos a seguir, escondendo o polegar;

Violência doméstica no Brasil

No Brasil, outras ações parecidas foram igualmente difundidas, como a Campanha Sinal Vermelho. A vítima de violência contra a mulher, ou doméstica, deve escrever um “X” na palma da mão de batom vermelho. Amplamente divulgado no país, o sinal pode ser identificado em cartórios, farmácias e outros estabelecimentos.

Fontes