Facebook firma parcerias e investimentos em jornais brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Facebook firma parcerias e investimentos em jornais brasileiros
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

A rede social Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) uma nova rodada de investimentos em veículos de jornalismo no Brasil. A iniciativa é parte do News Innovation Test, um projeto para aumentar a circulação de materiais informativos na plataforma.

Com o projeto, o Facebook pretende ampliar a exibição de links em várias seções da rede social, algumas delas ainda não disponíveis no Brasil.

Desse modo, a companhia espera construir novas audiências e fortalecer o espalhamento de notícias verdadeiras e informativas pelo serviço.

Quais são os jornais?

  • A Crítica;
  • A Gazeta;
  • Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas);
  • O Estado de S. Paulo;
  • Folha de S.Paulo;
  • Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde);
  • Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva);
  • Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná);
  • Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular);
  • Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH);
  • O Antagonista (e Revista Crusoé);
  • Jovem Pan;
  • O Povo;
  • O Tempo;
  • Poder360;
  • Record (Record TV e R7);
  • RedeTV!;
  • SBT;
  • Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal);
  • UOL

Os veículos contemplados serão beneficiados com "acordos comerciais de remuneração" para investir na produção de conteúdo. Fora o investimento em veículos, a rede ainda vai direcionar US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses para criar fundos de inovação e projetos junto a associações de imprensa, promovendo ainda sessões de treinamento e mentoria para profissionais da área.

Recentemente, a plataforma promoveu uma campanha similar apenas para jornalistas independentes e também em materiais a respeito da pandemia da covid-19.