Twitter testa novas reações com emojis em postagens

1 min de leitura
Imagem de: Twitter testa novas reações com emojis em postagens
Imagem: Shutterstock/Reprodução
Avatar do autor

O Twitter iniciou os testes de uma nova forma para reagir às mensagens postadas na plataforma, já bastante conhecida de quem utiliza outras redes sociais e apps de mensagens. Trata-se das reações com emojis nos tweets, que foram liberadas de forma temporária para os usuários do serviço na Turquia, a partir desta quinta-feira (9).

Nos próximos dias, os usuários poderão utilizar, além do tradicional botão de "curtir", caracterizado pelo ícone de coração, mais quatro opções para reagir a uma postagem. Foram adicionados o emoji pensativo, o rosto com lágrimas de alegria, a carinha chorando e o ícone batendo palmas.

Para usá-los, é necessário pressionar o botão de curtida por alguns segundos, abrindo a lista de opções e escolhendo a figurinha desejada, enquanto um toque rápido aciona o tradicional coração vermelho. A novidade está disponível nos apps para Android e iOS, além da versão web da rede social.

Os usuários turcos ganharam quatro novas opções de ícones para curtir um tweet.Os usuários turcos ganharam quatro novas opções de ícones para curtir um tweet.Fonte:  The Verge/Reprodução 

De acordo com o Twitter, o novo recurso dá às pessoas mais alternativas de mostrarem como se sentem em relação a uma determinada postagem. A empresa afirmou também estar atenta ao feedback dos usuários turcos, que será decisivo para a disponibilização da ferramenta em outros países.

Sem reações negativas

Um fato curioso chamou a atenção no teste das reações com emojis no Twitter: não há ícones de sentimentos negativos, como raiva e frustração. Conforme o microblog, eles não foram inseridos no experimento devido às respostas dadas por internautas em uma pesquisa recente.

Segundo a companhia, os entrevistados se mostraram preocupados em receber reações negativas a alguns de seus pensamentos compartilhados. Pensando em "apoiar uma conversa pública saudável", a plataforma optou por não disponibilizar esses ícones, pelo menos por enquanto.

Vale lembrar que, em 2020, as reações com emojis nas mensagens diretas foram liberadas, contendo uma maior quantidade de opções, incluindo os ícones de sentimentos negativos que ficaram de fora do novo teste.