Twitter revela os esportes mais populares da Olimpíada de Tóquio

2 min de leitura
Imagem de: Twitter revela os esportes mais populares da Olimpíada de Tóquio
Imagem: Reprodução/Unsplash, Sara Kurfeß

O Twitter anunciou, na quarta-feira, que está comemorando o começo da Olimpíada de Tóquio e que realizou uma análise na rede social sobre os esportes e atletas mais comentados no Brasil e no mundo. Além da quantificação de postagens, a empresa divulgou um aumento de 113% no volume global de tweets entre abril e maio deste ano, em comparação com 2020. Confira os gráficos do estudo abaixo.

Gráfico dos esportes mais popularesGráfico dos esportes mais popularesFonte:  Divulgação/Twitter 

A aquisição de dados aconteceu entre os dias primeiro de janeiro e 15 de julho e revelou que o Futebol, o Basquete, a Ginástica, o Voleibol e o Tênis são os mais citados no Brasil. As duas primeiras posições são iguais aos resultados globais, mas foi evidenciado que o Voleibol e a Ginástica não são tão comuns em tweets em outras línguas.

Atletas mais citadosAtletas mais citadosFonte:  Divulgação/Twitter 

Ricardo Graça, zagueiro do Vasco, foi o esportista mais comentado no Brasil, seguido por Daniel Alves, lateral-direito e meia do São Paulo, e Gabriel Menino, do Palmeiras.

No lado global do estudo, a japonesa Rikako Ikee é a mais famosa. A nadadora foi protagonista de uma história de superação após ter sido diagnosticada com câncer em 2019 e ter conquistado a classificação para o time de revezamento 4×100m medley em abril de 2021.

Infelizmente, o Twitter não informou a metodologia para a aquisição dos dados. Todos os atletas citados possuem perfis na plataforma, mas não sabemos se palavras-chave foram relevantes para a classificação ou apenas os "@s" foram quantificados.

Novidades na rede social

De acordo com a rede social, a plataforma oferecerá uma sessão na janela "Explorar" dedicada à Olimpíada com páginas especiais e listas de contas para seguir.

A iniciativa vai informar os Tweets mais relevantes para as conversas e novas informações e curiosidades sobre os esportes. Além disso, novos tópicos na seção de esportes foram criados para o acompanhamento de temas específicos. Confira mais detalhes no "fio" do Twitter Brasil.

Por fim, os países participantes ganharão hashtags especiais com animações de suas respectivas bandeiras, e 30 novos emojis temáticos foram adicionados.

A Olimpíada de Tóquio será realizada entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.