Descubra como ocultar curtidas no Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Descubra como ocultar curtidas no Instagram
Imagem: Instagram

Recentemente, o Instagram voltou atrás em sua decisão acerca da exibição do número de curtidas em sua plataforma e acabou liberando um conjunto de opções que tornam o recurso opcional para cada usuário. Graças à atualização, agora é possível ocultar totalmente o contador de curtidas ou ativá-lo apenas em determinadas postagens, conforme a preferência da conta.

O TecMundo preparou um pequeno guia para auxiliar o usuário durante o processo que, felizmente, é bastante simples. Apesar de parecer trivial, o recurso promove mais controle na gestão de privacidade da conta e torna a experiência de uso mais personalizada.

Ocultando curtidas no Instagram

Caso o usuário deseje ocultar o contador de curtidas tanto em suas postagens, quanto no Feed de publicaçõesbasta ativar a chave que pode ser encontrada na seção de ajustes. Para acessá-la, basta tocar na aba do perfil, localizada no canto inferior direito, selecionar o ícone de "três linhas" no canto superior direito e tocar na opção "Configurações", no canto inferior direito.

Adiante, basta selecionar a seção "Privacidade" e, em seguida, tocar em "Publicações"Por fim, a opção para ocultar o contador de curtidas deve ser a primeira da lista. Futuramente, se desejar, o usuário poderá reverter o processo utilizando os mesmos passos e alternando a chave de seleção.

Resumidamente, o caminho completo para ativar ou desativar a função é: Perfil > Configurações > Privacidade > Publicações > Curtidas e Visualizações > Ocultar o número de curtidas e visualizações. Confira:

Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram / Reprodução)Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram/Reprodução)Fonte:  Adriano Camacho, Instagram 

Ocultando as curtidas de postagens

Alternativamente, o usuário também pode optar por ocultar ou exibir o contador de curtidas e visualizações de uma postagem específica. Nesse caso, basta selecionar a publicação desejada, tocar no ícone de "três pontos" no canto superior direito e, em seguida, tocar em "Ocultar número de curtidas".

Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas em postagens específicas. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram / Reprodução)Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas em postagens específicas. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram/Reprodução)Fonte:  Adriano Camacho, Instagram 

Da mesma maneira, também é possível ocultar o contador de curtidas antes mesmo de realizar uma publicação. Basta tocar em "Configurações avançadas", encontrada logo antes de finalizar a postagem. Adiante, é possível encontrar a chave para alternar a exibição de curtidas ou visualizações da publicação.   

Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas antes de realizar uma postagem no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram / Reprodução)Passo a passo para ocultar ou exibir o contador de curtidas antes de realizar uma postagem no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Instagram/Reprodução)Fonte:  Adriano Camacho, Instagram 

Mais qualidade, menos competitividade

Em setembro de 2019, o Instagram começou a ocultar os contadores de curtidas e visualizações de sua plataforma como uma forma de estudar o seu impacto no bem-estar e na saúde mental de seus usuários. Inicialmente, a empresa esperava reduzir a pressão social exercida pela busca por mais engajamento, eliminando por consequência parte da competitividade que poderia ser vista como prejudicial.

Curiosamente, novos dados revelaram que a medida teve pouco impacto no bem-estar dos usuários e que, similarmente, o uso de redes sociais tem poucas ligações com a saúde mental de jovens (segundo um estudo da Universidade de Oxford). Entretanto, o Instagram decidiu manter a política de maneira opcional, de modo a proporcionar mais liberdade ao usuário e contribuir com a ideia de promover menos competitividade na plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.