Snapchat vai remover o polêmico 'filtro de velocidade'

1 min de leitura
Imagem de: Snapchat vai remover o polêmico 'filtro de velocidade'
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

O polêmico “filtro de velocidade” disponível no Snapchat, que já foi bastante popular na plataforma, será removido do aplicativo. Conforme relata a NPR nesta quinta-feira (17), preocupações relacionadas à segurança no trânsito teriam levado a Snap a abandonar o recurso.

Lançado em 2013, o filtro é usado por motoristas para registrar a velocidade em que estão dirigindo, compartilhando a imagem com os amigos. Mas desde a sua estreia ele foi apontado como um perigo para o trânsito, pois incentivaria a direção imprudente entre os usuários.

Ao longo do tempo em que ele ficou disponível no app, a Snap enfrentou várias ações judiciais de familiares de pessoas feridas ou mortas em acidentes causados por velocidade excessiva, supostamente ocorridos durante o uso do filtro. Apesar disso, a empresa não atendeu a nenhum dos pedidos para removê-lo.

O filtro é usado para mostrar a velocidade do carro na hora do registroO filtro é usado para mostrar a velocidade do carro na hora do registroFonte:  NPR/Reprodução 

Mas as pressões recentes por parte de grupos como o End Distracted Driving parecem ter feito a dona do Snapchat mudar de ideia. Um porta-voz da empresa disse à publicação que o recurso “quase não é usado pelos snapchatters”, motivando a sua remoção.

Acidentes relacionados ao uso do filtro

O filtro de velocidade do Snapchat foi associado a vários acidentes de carro recentemente, resultando em muitos processos na justiça americana. Em 2015, por exemplo, uma colisão que deixou um dos motoristas com danos cerebrais permanentes e um acidente que terminou com três jovens mortos ganharam destaque.

Dois anos depois, outra batida fatal gerou repercussão. Pouco tempo antes do carro em que estavam bater em uma árvore, os ocupantes de um veículo fizeram um registro com o filtro a 197 km/h. Na batida, três pessoas morreram.

Posteriormente, a Snap chegou a fazer algumas mudanças no recurso, inclusive limitando a velocidade máxima a 56 km/h para compartilhamento. Mas agora, ela optou por excluí-lo definitivamente, o que deve ocorrer ao longo das próximas semanas.

Snapchat vai remover o polêmico 'filtro de velocidade'