TikTok muda voz do efeito de texto em voz após ação judicial

1 min de leitura
Imagem de: TikTok muda voz do efeito de texto em voz após ação judicial
Imagem: Drew Angerer/Getty Images

O TikTok alterou a voz do recurso Text-to-Speech (conversão de texto em voz) após uma dubladora mover uma ação judicial contra a rede social. Conforme as informações, a atriz alega não ter autorizado o uso do seu trabalho pelo aplicativo.

Nos últimos dias, uma “narradora” substituta tem aparecido nos vídeos da plataforma. Usando um tom mais enérgico e otimista, ela cria um clima bem diferente do jeito divertidamente monótono da voz anterior.

@wannabe.fairy

PLEASE TIKTOK WHAT IS THIS ##fyp ##texttospeech

? Castaways - The Backyardigans

No início de maio, a dubladora Bev Standing afirmou ser a voz feminina do recurso Text-to-Speech do TikTok. Ao mover o processo contra a Byte Dance, proprietária da rede social, ela alegou que nunca concordou em trabalhar com a empresa.

Segundo a atriz, ela realizou um trabalho para o Instituto de Acústica Chinês que seria usado somente em traduções. Dessa maneira, ela não teria autorizado o uso da sua voz além dessa finalidade específica.

Então, Standing soube que a voz estava sendo usada na rede social após familiares e amigos enviarem diversos vídeos do efeito. Entre eles, alguns virais que a faziam repetir uma série de palavrões – algo que a deixou bastante chateada.

O TikTok não comentou sobre o processo movido pela dubladora e a introdução da nova voz feminina na plataforma. Entretanto, a mudança sugere que a companhia está levando a sério a ação judicial.

@stockysamdale

Sodium chloride ???? #fyp #texttospeech

? original sound - hammy

Sobre o recurso Text-to-Speech

A funcionalidade Text-to-Speech foi adicionada ao TikTok em dezembro do ano passado. Ela permite que usuários digitem um texto e, em seguida, o aplicativo faz uma leitura em voz alta durante os vídeos.

Em pouco tempo, o recurso começou a ser usado frequentemente por criadores de conteúdo. Tal como, o efeito do “narrador” foi aplicado em diversos vídeos que se tornaram virais na plataforma.

Conforme o Newsweek, a mudança ocorre apenas com a voz feminina usada nos países da América Norte. Para mais, o TikTok está atualizando o algoritmo do app para impedir a inclusão de palavrões nos conteúdos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.