Peoople: o que é e como funciona a rede social

3 min de leitura
Imagem de: Peoople: o que é e como funciona a rede social
Imagem: Kris Gaiato/Reprodução

Embora não seja tão popular, a rede social Peoople pode ser útil. Isso porque seu objetivo é permitir que usuários troquem recomendações sobre filmes, restaurantes, séries, livros e músicas. Disponível para Android e iOS, o aplicativo ganhou um lugar sob os holofotes no último mês, tornando-se o app mais baixado da App Store graças a uma campanha de monetização da empresa.

A lógica da rede social é simples: os usuários publicam recomendações, e os seguidores podem interagir com comentários ou até mesmo áudios. Mas o que realmente atraiu novos internautas para o site foi a possibilidade de faturar dinheiro com as recomendações.

O que é e como funciona o Peoople?

a  (Peoople/Divulgação)

Peoople é uma rede social de recomendações que valoriza o nível de influência dos perfis. Entre as categorias destacadas pela empresa, estão filmes, séries, aplicativos, jogos, restaurantes, hotéis e pontos turísticos, livros, séries, eletrônicos e itens de beleza.

Quanto aos níveis de influência, existem quatro: Rookie, Influencer, Unicorn e Star (em ordem crescente). A monetização é liberada a partir da segunda classe (Influencer). Quanto maior for sua influência sobre outros internautas, mais dinheiro é possível ganhar.

Ao contrário do Facebook e do Instagram, por exemplo, não há uma versão para a web, sendo necessário baixar o aplicativo — o que é recomendado já de início na página oficial (https://peoople.app/en).

Como se cadastrar no Peoople?

Para se cadastrar, o primeiro passo é fazer o download do app Peoople. Feito isso, entre na rede social e decida se vai acessar com e-mail ou com uma conta do Facebook. Na página seguinte, siga o passo a passo, completando o perfil com as informações solicitadas.

a  (Paola Mansur/Reprodução)

Nessa etapa, é necessário escolher pelo menos dois assuntos de seu interesse, como filmes e livros. O Peoople também sugere algumas contas para seguir — o que é possível pular clicando em “Mais tarde”.

Como seguir outros perfis?

a  (Paola Mansur/Reprodução)

Mesmo que você decida acatar as sugestões da rede social no momento do cadastro, é necessário saber como seguir outros perfis posteriormente.

Passo 1: na página inicial, selecione a lupa na barra inferior de opções.
Passo 2: use a barra de pesquisa para buscar o usuário pelo nome.
Passo 3: alguns resultados serão exibidos na tela; basta tocar no nome ou na foto correspondente para acessar o perfil.
Passo 4: no perfil, clique na opção “Seguir”.

Além de procurar pelo nome, é possível seguir pessoas no Peoople a partir das categorias exibidas na página “Procurar”.

Como encontrar publicações no Peoople?

s  (Paola Mansur/Reprodução)

Para acessar o feed da rede social e ver as recomendações das pessoas que você segue, basta entrar na aba de início, clicando no ícone de casa que está localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Caso queira pesquisar publicações específicas, entre na seção “Procurar” e toque nas categorias que deseja ver. Por fim, é possível pesquisar recomendações a partir da localização, o que permite encontrar sugestões próximas de onde está — função que é muito útil para viagens.

Como criar uma recomendação na rede social?

O processo de criar uma recomendação também é muito fácil e intuitivo. Confira como fazê-lo.

Passo 1: toque no símbolo “+”, no canto inferior direito e selecione o que deseja recomendar, como filme, livro ou jogo.

a  (Paola Mansur/Reprodução)

Passo 2: na caixa de pesquisa na parte superior da tela, busque o elemento que deseja recomendar.

Passo 3: selecione o item e, na próxima aba, elabore sua recomendação. É possível subir imagens, escrever comentários e até mesmo gravar um áudio. Clique em “Adicionar à coleção” e escolha entre criar uma coleção ou adicionar a uma já existente no perfil.

a  (Paola Mansur/Reprodução)

Existe uma segunda forma de fazer uma recomendação no Peoople, usando o link daquilo que se deseja recomendar, como uma música do Spotify. Após colar o endereço, o processo é o mesmo, como mostrado na imagem a seguir.

a  (Paola Mansur/Reprodução)

Como ganhar dinheiro com o Peoople?

O Peoople, que explora o conceito de influencer da forma mais natural possível, oferece dinheiro para os usuários que se destacarem. Para entrar nessa lista de monetização é preciso ganhar seguidores e realizar recomendações constantemente — o que fará a conta subir de nível.

Você também pode alavancar sua conta convidando amigos para se cadastrarem na rede social. Para enviar um convite, selecione a figura de “bonequinho” na página inicial e depois toque na opção de enviar um link do perfil. Para que esse método funcione é necessário que os convidados informem seu nome durante o cadastro, quando surgir a pergunta “Quem te convidou ao Peoople?”.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.