Facebook ameaça banir notícias da rede social no Canadá

1 min de leitura
Imagem de: Facebook ameaça banir notícias da rede social no Canadá
Imagem: Facebook

A rede social Facebook está ameaçando remover a exibição de conteúdos jornalísticos na plataforma para usuários do Canadá. O motivo é a controvérsia sobre uma nova legislação no país que obrigaria a empresa a pagar empresas de comunicação para incentivar a produção de conteúdos locais.

Segundo o site Android Central, uma legislação no país a respeito da cobrança está em processo inicial de debate e não foi bem recebida pelo Facebook — em um caso muito parecido com o da Austrália.

O ministro canadense Steven Guilbeault afirmou que de fato se baseia no caso australiano para "forçar" as gigantes a estabelecerem pagamentos para liberar a publicação nas plataformas.

Relembre o caso

No país da Oceania, o Facebook chegou a tirar conteúdos jornalísticos da plataforma até o estabelecimento de um acordo. Em fevereiro de 2021, a empresa retomou a exibição após concordar em ajudar alguns editores escolhidos por eles mesmos, além de escapar do processo de "arbitragem governamental" sugerido pelos parlamentares.

A Google é outra empresa do setor que deve enfrentar debates parecidos no Canadá. No Brasil, investigações feitas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o assunto também já começaram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.