Queda do Twitter nesta quinta (15) não foi ataque hacker

1 min de leitura
Imagem de: Queda do Twitter nesta quinta (15) não foi ataque hacker
Imagem: Kris Gaiato/Reprodução
Avatar do autor

O Twitter ficou fora do ar por longas cinco horas nesta quinta-feira (15), o que teria sido causado por um problema interno que afetou os servidores. No entanto, em razão do longo período com instabilidades, usuários desconfiaram que a rede social foi hackeada.

Segundo o site Downdetector, ferramenta que monitora o funcionamento de serviços online, a falha começou por volta das 18h30 e atingiu usuários em diversos países, incluindo o Brasil. Durante quase todo o período da noite, não foi possível realizar publicações na rede social ou sequer atualizar o feed.

Mensagem de erro exibida na noite desta quinta-feira (15) aos usuários do Twitter.Mensagem de erro exibida na noite desta quinta-feira (15) aos usuários do Twitter.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Na versão web, o site mostrava a mensagem "Algo deu errado. Tentar novamente". Já no aplicativo, o feed era exibido somente com postagens antigas. Caso o usuário tentasse atualizar a página, se deparava com o aviso: "Não foi possível recuperar os Tweets no momento. Por favor, tente novamente mais tarde".

Motivo das instabilidades

Para tranquilizar os usuários, o perfil de suporte da rede social, @TwitterSupport, publicou um aviso às 20h16: "O Twitter está fora do ar para muitos de vocês e estamos trabalhando para solucionarmos essa falha para todos. Tivemos alguns problemas com nossos sistemas internos e não temos nenhuma evidência de violação de segurança ou invasão."

Quase três horas depois, o perfil publicou uma atualização, garantindo que o site voltaria a funcionar em até 2h00. A equipe explicou que uma mudança no sistema iniciada antes do planejado levou à queda dos servidores, impossibilitando que os usuários utilizassem a rede social.

O engenheiro-chefe do site, Michel Montano, também se manifestou sobre a situação. Em seu perfil, ele afirmou que tal mudança "era parte de uma migração planejada que não estava totalmente pronta para entrar em operação e que foi acionada involuntariamente". Com isso, o cache da rede social foi limpo, impedindo não só a publicação de tweets como também o seu carregamento na página inicial.

Queda do Twitter nesta quinta (15) não foi ataque hacker