Bill Gates culpa redes sociais pelas fake news sobre a covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates culpa redes sociais pelas fake news sobre a covid-19
Imagem: Wikimedia Commons

Em entrevista ao canal CNBC, nesta terça-feira (28), o cofundador da Microsoft Bill Gates disse que as notícias falsas tendem a se espalhar mais rapidamente do que a verdade nas redes sociais, facilitando a disseminação de teorias da conspiração, principalmente em relação à pandemia do novo coronavírus.

Para ele, é bem claro que os fatos reais são difundidos mais lentamente em comparação com as fake news, nas plataformas de mídias sociais. Isso dificultaria a tomada de ações do FacebookTwitter e demais serviços do tipo, que não conseguem encontrar um equilíbrio entre as publicações dos usuários.

Na conversa com o apresentador Andrew Ross Sorkin, Gates comentou ainda que algumas empresas utilizam a tecnologia como desculpa para não intervir na propagação de conteúdos inverídicos em suas redes e se eximir de qualquer responsabilidade. O exemplo citado por ele foi a criptografia das mensagens no WhatsApp.

Alvo de teorias da conspiração, Gates está financiando a produção de vacinas contra covid-19.Alvo de teorias da conspiração, Gates está financiando a produção de vacinas contra covid-19.Fonte:  Pixabay 

“Para não ter nenhuma responsabilidade, eles tornaram isso opaco. Você sabe, sejam quais forem os problemas, anti-vacina, pornografia infantil, eles garantiram que não poderiam intervir nessas coisas”, se referindo ao app de mensagens pertencente ao Facebook.

Crítica a Elon Musk

Outro ponto abordado na entrevista foram os comentários controversos do CEO da Tesla e da SpaceX Elon Musk a respeito da doença causada pelo novo coronavírus. Em algumas ocasiões, ele usou as redes sociais para criticar as determinações de isolamento social para evitar a disseminação da covid-19 e sugerir que havia um excesso na contagem de mortes nos Estados Unidos, entre outras coisas.

Sobre isso, Gates disse o o seguinte: “Ele (Musk) não está muito envolvido em vacinas. Ele faz um ótimo carro elétrico. E seus foguetes funcionam bem. Então, ele tem permissão para dizer essas coisas. Espero que ele não confunda áreas em que não está envolvido demais”, finalizou.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.