Instagram oculta post de Bolsonaro com alerta de 'fake news'

1 min de leitura
Imagem de: Instagram oculta post de Bolsonaro com alerta de 'fake news'

O Instagram escondeu uma publicação do Presidente da República Jair Bolsonaro com um alerta de fake news. Compartilhada na noite desta segunda-feira (11), a postagem continha informações falsas sobre o número de mortes por covid-19 no Ceará.

Originalmente feito pelo Deputado Estadual André Fernandes (PSL-CE), o post afirmava que, apesar da pandemia, o Ceará registrou um número de mortes por doenças respiratórias menor em 2020 em comparação com o ano passado. O presidente incluiu a mensagem "Toda vida importa! Entretanto há algo muito 'estranho' no ar!", seguida de uma imagem que apontava o número de mortos no estado nordestino em 2019 e 2020 entre 16 de março e 10 de maio. "2019 sem Covid: 6.377; 2020 com Covid: 6.296" e questionava "Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?".

a (Fonte: Instagram/Reprodução)

Uma agência independente alertou o Instagram de que se tratava de uma notícia falsa. De acordo com a Agência Lupa, os números divulgados eram imprecisos, uma vez que incluíam mortos por outras doenças, como câncer e Aids. A companhia ainda destacou que o Portal da Transparência do Registro Civil, utilizado como fonte da publicação compartilhada pelo presidente, indica que os óbitos por doenças respiratórias no Ceará chegaram a 2.808 no ano passado e 3.217 em 2020 durante o período citado.

Não é a primeira vez que publicações do presidente da República são removidas de redes sociais por violarem regras. Em março, o Twitter excluiu dois posts de Jair Bolsonaro por desrespeitarem as recomendações sobre o distanciamento social. Pouco tempo depois, o Instagram e o Facebook removeram postagens de Bolsonaro com o mesmo conteúdo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.