Conta com 14 milhões de seguidores é banida do Instagram por golpe

1 min de leitura
Imagem de: Conta com 14 milhões de seguidores é banida do Instagram por golpe

O Instagram baniu a conta @bestmemes nesta segunda-feira (30) por publicar informações erradas relacionadas à pandemia de coronavírus. No fim de semana, de acordo com o Daily Dot, a conta postou tweets falsos que simulavam publicações das páginas oficiais de Barack Obama e Donald Trump no Twitter.

Os tweets falsos diziam "devido ao coronavírus, se seu estado está sob isolamento, você é elegível para receber US$1.000 via @PayPal preenchendo a pesquisa #FiqueEmCasa. Mantenham-se firmes". Eles incluíram um screenshot do extrato de uma conta com saldo de US$1.448,71.

"Encerra às 19h. Link na minha bio" complementou a conta @bestmemes na legenda da imagem. O link na bio levava a um formulário com três questões e pedia aos usuários para fornecerem o endereço de e-mail.

Não é necessário dizer que o PayPal não está doando mil dólares para quem completar uma pesquisa online sobre coronavírus.  No domingo, as publicações com os falsos tweets de Obama e Trump foram removidas pelo Instagram por violarem as políticas de desinformação sobre o coronavírus.

No entanto, pouco tempo depois que as postagens foram removidas, o falso tweet de Obama foi republicado na conta @bestmemes. Mais tarde, foi novamente removida pelo Instagram.

Posicionamento do Facebook

Um porta-voz do Facebook, proprietária do Instagram, confirmou ao Daily Dot que havia removido a conta por "repetidas violações dos padrões da comunidade". A rede social, em conjunto com outras grandes empresas de tecnologia como Google e Microsoft, divulgou um comunicado no início de março comprometendo-se a "combater conjuntamente a fraude e as informações erradas sobre o vírus".

É incrível que uma conta do Instagram com tantos seguidores participe desse golpe. Obviamente, com tantos seguidores, era capaz de espalhar rapidamente informações erradas.

Independente disso, é uma ação importante do Instagram remover conteúdo fraudulento que, claramente, tenta atacar as preocupações financeiras das pessoas, enquanto muitos estão sem trabalho durante a pandemia global.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.