Twitter lança opção “ocultar resposta” para incentivar conversas educadas

1 min de leitura
Imagem de: Twitter lança opção “ocultar resposta” para incentivar conversas educadas

Twitter anunciou na última quarta-feira (18) um novo recurso da plataforma que está em teste, trata-se do botão de “ocultar respostas”. Como o próprio nome já diz, com ele será possível ocultar respostas à tweets consideradas inapropriadas pelo usuário que iniciou a discussão. Diferente da opção de excluir, a resposta continuará lá, só que escondida atrás de um ícone específico.

A intenção da rede social é tornar as conversas mais “civilizadas”, dando poder para o usuário decidir o que é interessante à discussão e o que não deve ser considerado — por ser ofensivo ou desvirtuar o assunto.

A novidade foi anunciada por meio de uma série de tweets afirmando que com isso a plataforma quer incentivar conversas cada vez mais saudáveis.

Estamos testando um recurso para ocultar respostas de conversas. Essa experiência estará disponível para todos ao redor do mundo, mas, no momento, somente pessoas no Canadá podem ocultar respostas aos Tweets ... Elas ficarão ocultas da conversa principal de todos por trás de um novo ícone. Contanto que não tenha sido excluído e / ou não seja de uma conta com Tweets protegidos, todos ainda podem interagir com uma resposta oculta clicando no ícone para visualizar. Queremos que todos no Twitter tenham conversas saudáveis ??e estamos trabalhando em recursos que ajudarão as pessoas a se sentirem mais à vontade. Estamos testando uma maneira de as pessoas ocultarem respostas que considerem irrelevantes ou ofensivas.

Nem tudo são flores

Apesar da boa intenção da rede social, a ferramenta pode trazer consigo alguns efeitos colaterais, como silenciar opiniões divergentes a do usuário que iniciou a conversa ou ocultar correções e validações de fatos, dificultando a identificação de fake news.

Por mais que os tweets ocultados não sejam excluídos, o seu alcance diminui consideravelmente quando escondidos, tendo o usuário que clicar no ícone que o cobre para lê-lo.

gif(Fonte: Twitter/Divulgação)

Os testes estão sendo realizados primeiro no Canadá e, depois, a ferramenta será estendida para todos os usuários, ainda não existe uma previsão para isso acontecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.