Instagram vai facilitar a recuperação de contas invadidas

1 min de leitura
Imagem de: Instagram vai facilitar a recuperação de contas invadidas

Golpes nos quais hackers sequestram contas do Instagram e depois pedem recompensa para devolvê-las, ou vendem o nome do perfil, estão cada vez mais comuns — principalmente entre perfis com muitos seguidores. Para ajudar as vítimas desse novo tipo de sequestro, o Instagram está testando novas formas de recuperar senhas.

Uma delas permite que o usuário com a conta roubada possa solicitar ajuda à empresa,  devendo informar email ou telefone vinculado ao login e, logo após, um email ou mensagem será enviado com um código de seis dígitos para a recuperação. Até aí, a solução é parecida com tantas outras, a diferença é que o Instagram só aceitará códigos enviados pelo mesmo celular que solicitou a ajuda.

Dessa forma, mesmo que os hackers tenham acesso a conta do email e ao código de recuperação, não conseguirão utilizá-los. O processo irá funcionar mesmo se o invasor trocar o nome do usuário. Neste caso, o Instagram afirma que o nome original não é perdido — ele fica “guardado” por um tempo após a alteração, assim, logo que recuperar a conta, o usuário pode voltar ao seu @ original.

O recurso ficará primeiro disponível para Android e depois para iOS, ainda não existe previsão para o lançamento.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.