Quem tem uma conta no Twitter ou tem o hábito de acompanhar as notícias do mundo da tecnologia, provavelmente se deparou nos últimos dias com algumas mensagens desencontradas afirmando que a plataforma notificaria o usuário caso algum tweet seu fosse compartilhado via DM. O fato, é que tudo não passa de uma farsa e surgiu de uma brincadeira.

O início da história

Tudo começou no perfil de Julian Epp. O rapaz de 22 anos divulgou uma captura de tela na qual aparecia uma notificação informando que seu tweet havia sido compartilhado com outros usuários via DM. Pronto, apenas isso foi o suficiente para que em poucas horas o assunto já fosse de conhecimento de milhares de usuários da rede social.

A situação tomou proporções cada vez maiores e, como não havia nenhuma nota oficial, sites especializados entraram em contato com o Twitter para obter uma confirmação (ou não) sobre a tal novidade. É claro que a rede confirmou que nada tinha mudado e aquilo tudo era falso.

O perfil responsável por começar essa história disse que a brincadeira surgiu do nada e por um motivo dos mais banais possíveis: ele estava sem sono e resolver mexer um pouco na internet.

O problema de situações assim é que, como bem sabemos, tudo acontece quase em tempo real na internet. Nesse mesmo caso, por exemplo, perfis que trabalham com base na divulgação de notícias chegaram a publicar a informação como se ela fosse real.

Por outro lado, fica claro que quando algo que diz respeito ao funcionamento de alguma plataforma toma contornos muito grandes, ela não pode deixar de lado, pois pode representar uma chance de reavaliar alguns aspectos, mesmo com tudo começando como não deveria, como é o caso das notícias falsas.

Confirme

Quando se trata de rede sociais a fonte mais certa de informações é ela mesma. Já que você está nela, não custa nada dar uma conferida no perfil oficial da plataforma para verificar alguma possível mudança. No mais, fica sempre a dica: nada de compartilhar notícias duvidosas, pois querendo ou não, todos os usuários acabam sendo afetados por elas.