Novo bot influencer do Instagram tenta arranjar jantares grátis ao dono

1 min de leitura
Imagem de: Novo bot influencer do Instagram tenta arranjar jantares grátis ao dono

O cientista de dados Chris Buetti criou um perfil no Instagram que funciona de forma automatizada e se tornou um influencer na rede. Tudo começou porque ele queria descolar algumas refeições gratuitas em restaurantes de Nova York. Então, ele desenvolveu um programa com o objetivo de se tornar um perfil popular. A ferramenta desenvolvida por Buetti consiste em recrutar a audiência (ele chegou a 25 mil seguidores ao seguir automaticamente vários perfis na tentativa de ser seguido de volta) e reposta fotos bonitas da cidade, na tentativa de gerar engajamento.

Ele argumenta que essa é a solução perfeita se alguém não quer realmente dedicar tempo para alimentar o perfil, mas ainda quer ter algo a oferecer para trocas por um jantar grátis. O programa encontra até perfis de restaurante em Nova York e envia mensagens diretas se oferecendo para promover o local em troca de uma refeição – sem deixar claro que se trata de um bot. De acordo com o que Buetti disse ao BuzzFeed News, ele já conseguiu dez refeições grátis ou com desconto em bons restaurantes.

(Reprodução/Instagram)

Depois do sucesso com o @beautiful.newyorkcity, Buetti abriu uma consultoria de mídias sociais, na qual oferece as táticas que usa no seu perfil para clientes que queiram fortalecer a marca online. Até agora, a Social Rise Consulting conta com 42 clientes e é parte do portfólio do cientista de dados.  

Em relação à ética envolvida em um perfil gerenciado por um bot, Buetti deixa claro que nenhum conteúdo postado na @beautiful.newyorkcity é de propriedade dele. O perfil também credita automaticamente os autores das fotos. Ele diz que, do ponto de vista do anunciante, faz pouca diferença se a foto é postada em uma conta gerenciada por um humano ou por uma inteligência artificial. O cientista diz que vários restaurantes entraram em contato dizendo que receberam clientes que viram as fotos postadas no perfil. “Eu gastei bastante tempo e esforço escrevendo este script e estou oferecendo um serviço, enquanto eles me oferecem uma refeição gratuita”, completa. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.