Se você está na internet desde os anos 90 e início dos 2000 — e sabe bem como era usar disquetes coloridos e esperar pela conexão da internet discada —, certamente vai gostar dos novos filtros de realidade aumentada criados para os stories do Instagram. George Kedenburg, designer de produto do Instagram, é responsável pelas artes que estão deixando todos nostálgicos. 

O filtro dos anos 90 é inspirado na estética das primeiras versões do Windows. Perfeito para relembrar da antiga versão do Paint e de outros programas da época em que “era tudo mato” na internet. De acordo com Kedenburg, basta tocar na tela para alterar o efeito.

O designer criou ainda outro novo efeito que promete divertir os usuários. Trata-se de um ícone clássico de bateria que é inserido acima da pessoa na foto ou vídeo. Assim como os demais filtros do Instagram Stories, basta que o usuário acesse a função no aplicativo, clique em sua face quando ela aparecer na tela e adicione o efeito desejado. 

Normalmente esses filtros são disponibilizados primeiro para alguns influenciadores da rede social. Se você encontrar alguém utilizando eles nos Stories, basta tocar no nome do filtro para começar a usar também. Você também pode ter acesso às novas artes vendo os stories no perfil de George Kedenburg e clicando no nome dos filtros no canto superior esquerdo.