Instagram muda navegação no feed, provoca fúria dos usuários e desfaz tudo

2 min de leitura
Imagem de: Instagram muda navegação no feed, provoca fúria dos usuários e desfaz tudo

Instagram pegou usuários de surpresa na manhã desta quinta-feira (27) ao introduzir uma mudança radical na sua interface de navegação, que deixa para trás a longa timeline com rolagem vertical em troca de um sistema à la galeria de fotos que exige toques nas laterais das imagens para avançar e voltar. A mudança brusca aparentemente não agradou os fãs da rede social de fotografias, mas foi rapidamente revertida.

Na nova UI, quem quiser ver a próxima foto ou vídeo da linha do tempo deve tocar uma vez no lado direito da tela – e basta fazer o mesmo na esquerda para voltar para o conteúdo anterior. O progresso é exibido por meio de uma barra lateral que fica na parte superior da tela, logo abaixo das fotos dos amigos que postaram Stories.

Resposta extremamente negativa

Muitos usuários do exterior descobriram a atualização logo de manhã, quando abriram o app e foram recebidos por um breve tutorial explicando a interface renovada. A novidade gerou muitas queixas nas redes sociais, com o público pedindo explicações a respeito dos motivos para a alteração. Até o momento, a única explicação por parte dos desenvolvedores foi que a medida tem o objetivo de fazer a experiência no feed do Instagram mais parecida com o que existe nos Stories.

Instagram novo feed navegação

Ainda assim, muitas pessoas teorizam que o real motivo por trás da reformulação é uma tentativa de agradar mais aos anunciantes. O novo esquema faz com que propagandas sejam mais difíceis de ignorar já que a tela só exibe um conteúdo por vez – sem falar na possibilidade de toques acidentais resultarem em cliques nos anúncios quando tudo o que o usuário realmente queria era passar para a próxima foto.

Durou pouco

Seja como for, o fato é que a novidade durou apenas algumas horas e logo os usuários que haviam sido afetados reportaram que a navegação antiga por rolagem voltou a ser o padrão. Até o momento, não se sabe se a implantação do novo sistema foi acionada prematuramente, se tudo não passou de um grande teste aleatório ou se a imensa resposta negativa realmente teve resultados.

E você, chegou a conferir a interface horizontal do Instagram? O que achou dela? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

-----

Atualização: por meio de uma postagem no Twitter, o head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a mudança deveria ter sido feita como um teste em escala bastante menor, com bem menos usuários participantes, mas por engano acabou atingindo uma quantidade de pessoas mais ampla que o previsto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.