10 truques úteis e simples para usar no Instagram

3 min de leitura
Imagem de: 10 truques úteis e simples para usar no Instagram

Instagram é uma das redes sociais que mais cresce, especialmente entre os jovens. O mesmo não tem se aplicado ao Facebook, que perde usuários a cada ano. Na primeira, é muito fácil ser seguido pelos amigos e acompanhar as atividades de outras pessoas conhecidas ou não. Além disso, é possível evitar aquele excesso de textão e assuntos muito sérios presentes na segunda. Embora os hábitos no Instagram possam ser resumidos em publicar/visualizar fotos e vídeos no feed ou stories, há alguns detalhes talvez não muito notados, que podem melhorar sua experiência por lá. E é isso que vamos ensinar agora. Confira 10 dicas interessantes para aplicar na rede social.

1. Altere a intensidade dos filtros

Os filtros com certeza são um dos recursos que tornaram o Instagram tão famoso. Ao adicioná-los a uma foto nem sempre notamos que é possível aumentar ou diminuir sua intensidade. Para ajustá-lo, basta tocar no botão com símbolo de “sol”, como abaixo.

2. Acompanhe as atividades de quem você segue

Geralmente, ao usarmos o app temos o hábito de checar/rolar o feed, ver stories ou acessar perfis de quem gostamos. Mas existe uma outra forma de acompanharmos outras atividades, como curtidas e comentários dessas pessoas. Isso pode ser feito tocando no botão em forma de coração e, depois, na guia “seguindo”.

3. Receba alertas de suas pessoas favoritas

Quer saber em primeira mão tudo o que seus amigos, artistas e páginas favoritos postam no Instagram? Então, ative a opção de alerta. O ajuste pode ser feito acessando o perfil desejado, tocando sobre os três pontinhos no topo direito e, por fim, em “ativar notificações de publicação.”

4. Explore publicações de outros lugares

É possível visualizar publicações de qualquer parte do mundo. Elas podem ser encontradas na barra de busca, digitando o nome de um lugar específico.

5. Salve fotos e vídeos favoritos

Não faz muito tempo que a rede anunciou um novo recurso, em que você pode salvar no app as fotos e vídeos de que mais gostar. Para isso, basta tocar no botão no canto inferior direito de uma imagem. Assim, será criada uma galeria que só poderá ser visualizada por você. Ela pode ser acessada em seu perfil, tocando no menu de configurações e em “salvos”.

6. Controle quem visualiza seus stories

Os stories ficaram muito famosos no Snapchat e depois foram também “incorporados” ao Instagram. Uma das vantagens que a rede social oferece é restringir quem pode ou não visualizar essas publicações temporárias. Para isso, vá até o menu de configurações, deslize a tela e toque na opção “controles de story”. Lá será possível impedir a visualização por parte de pessoas específicas ou de forma abrangente — modo público ou somente seguidores. Também poderá desativar a opção de comentários em seus stories.

7. Salve seus arquivos originais

Fotos tiradas ou vídeos gravados diretamente no Instagram podem ser salvos em seu formato original diretamente em seu celular. Ter esses arquivos dessa forma pode ser interessante, já que o app reduz a sua resolução para economia de dados, tempo de upload ou até para impedir o roubo de suas imagens em qualidade melhor. A opção pode ser ativada na parte de configurações, deslizando a tela e tocando em “Publicações originais”. Feito isso, bastará ativar o primeiro botão do menu.

8. Crie sua nametag para adicionar amigos

Há pouco tempo o Instagram liberou um outro recurso que lembra o Snapchat: a nametag. Isso é nada mais do que um card de identificação ao estilo snapcode, mas sem código QR. Assim, funciona de forma muito parecia com este último: basta escanear a nametag usando a câmera do Instagram para encontrar e seguir alguém. Criar a sua é muito simples: toque no menu no canto superior direito, depois vá para a opção “nametag”. O tema de fundo pode ser personalizado ao deslizar a tela e tocar no botão no topo do card.

9. Evite que os outros saibam que está online

Às vezes, tudo o que você quer é ficar olhando as atualizações do Instagram tranquilamente. Mas, ao saber que está online, um contato começa a conversar no Direct. A boa notícia é que você pode impedir que vejam seu status na rede social. A mudança pode ser feita seguindo estes passos: Configurações, deslizando a tela, depois em “Status de atividade” e desativando o botão.

10. Silencie no lugar de deixar de seguir

Tem algum contato que você não gosta muito das publicações, mas não quer ou não pode deixar de seguir? Resolva o problema colocando-o em modo “silencioso”. Para isso, vá até o perfil da pessoa, toque nos três pontinhos e finalize em “Silenciar”. Pronto!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.