Instagram está trabalhando em um novo aplicativo independente destinado ao e-commerce. Possivelmente, levará a alcunha de IG Shopping, como divulgado primeiramente pelo site The Verge.  Se for lançado, os usuários poderão pesquisar entre coleções de produtos daquelas marcas que já estão seguindo e também fazer suas transações dentro do próprio app.

Desde 2016, a rede social vem testando algumas formas de vendas dentro da plataforma. Atualmente, as compras já foram além das publicações no feed, e agora existe um recurso específico para isso nos stories. Com figurinhas indicando que é possível adquirir aquele produto exibido, o usuário pode ser direcionado para o site da empresa, a fim de concluir o processo.

Sobre o novo app, não existe uma divulgação oficial, mas fontes diretamente ligadas  confirmaram seu desenvolvimento. Ainda não há previsão de quando estará disponível e se terá mesmo um futuro. Entretanto, os rumores são de que o Instagram estaria preparado para dar um passo a mais e expandir no e-commerce.

Isso se deve principalmente ao cenário divulgado em relatório recente do Facebook, o qual revelou que há mais de 25 milhões de empresas com contas no Instagram. Entre elas, 2 milhões são anunciantes. Já quanto ao comportamento do usuário, sabe-se que quatro em cada cinco pessoas seguem ao menos uma marca, pelo Instagram.