O Facebook Watch — basicamente uma versão simplificada do YouTube para o Facebook — estreou hoje (29) em todo o mundo e, consequentemente, no Brasil. O recurso estava disponível nos EUA há cerca de um ano e, agora, foi liberado globalmente de uma só vez. Ainda assim, essa novidade está sendo distribuída de forma gradativa, e você talvez não veja o recurso no momento.

Para conferir a novidade no seu smartphone Android ou iOS, você deve procurar o ícone de uma pequena TV com um símbolo de play no meio. Esse elemento pode estar no topo da tela principal do app ou dentro do menu de “Mais”.

facebook

Ao acessar esse elemento, você vê um feed apenas com vídeos publicados pelas páginas que você segue no Facebook. Temos ainda a seção “Lista para assistir”, que mostra os “canais” dessas marcas, organizando suas publicações de uma forma mais palpável. Até então, era praticamente impossível encontrar novamente um vídeo que havia passado pelo seu feed caso você lembrasse o título do clipe com exatidão. O Watch vem para mudar essa situação.

O Facebook Watch também vai transmitir eventos esportivos, entretenimento e por aí vai. É basicamente a forma de o Facebook tentar cooptar a legião de fãs do YouTube para sua plataforma. Falando nisso, em cinco países (Brasil não está na lista), os criadores de conteúdo já poderão inclusive monetizar seus vídeos, da mesma forma que acontece na plataforma da Google. O Facebook, entretanto, chama isso de “Intervalos comerciais” ou “AdBreaks”.

facebook

Além de estar a presente no Android e no iOS, o Watch também poderá ser acessado na Apple TV, na Smart TV da Samsung, na Amazon Fire TV, na Android TV, no Xbox One e na Oculus TV.

Cupons de desconto TecMundo: