Quando você publica algo no modo Stories do Instagram, é possível abrir o vídeo ou imagem mais tarde e ver uma lista com todas as pessoas que visualizaram aquele conteúdo desde que ele foi postado. Mas como a rede social decide quem vai aparecer no topo da lista e quem fica no final?

Em entrevista ao The Verge, Julian Gutman, chefe de produto no Instagram, explicou como isso funciona, embora ele evite dar muitos detalhes sobre o algoritmo da companhia. À primeira vista, pode parecer que os usuários do topo da lista são os que mais visualizam conteúdo seu, mas a verdade é que o Instagram leva todo o relacionamento entre as contas em consideração na hora de montar essa lista.

Isso quer dizer os primeiros nomes a aparecer são os que o Instagram considera mais próximos de você, o que provavelmente vai incluir familiares, amigos próximos e parceiros. Não é muito diferente de como funciona o feed da plataforma, que há alguns anos deixou de mostrar as fotos e vídeos em ordem cronológica para organizar o conteúdo em uma ordem que a empresa acredita ser mais interessante para o usuário.

Um celular.Instagram nunca escondeu muito a inspiração no Snapchat para criar o modo Stories.

Praticamente toda interação é levada em conta, mas Gutman não explica o que a empresa valoriza mais. Não dá para saber, por exemplo, se visitar o perfil de alguém é mais importante do que responder uma mensagem direta ou curtir uma foto. Além disso, o que você faz no Facebook, empresa dona do Instagram, também pode ter influência nesses detalhes.

Mas de vez em quando também é possível ver uma lista cheia de pessoas com as quais você pouco interage visualizando suas histórias. Isso pode acontecer quando você verifica as visualizações diversas vezes ao longo do dia. Nesses casos, o Instagram vai variar as pessoas que aparecem ali para dar informações novas sobre quem está olhando suas postagens.

Essa não é a primeira vez que o Instagram vai a público e fala sobre como os algoritmos são usados na rede social. No mês passado, a empresa organizou um evento com alguns jornalistas para explicar o que é levado em consideração na hora de montar o feed com as fotos e vídeos das pessoas que seguimos.