Imagine-se rolando a barra de seu Feed de Notícias no Facebook quando aparece alguém revelando o final daquele episódio de Game of Thrones. Sempre tem aquele "chato do textão" falando sobre política e outras de suas “especialidades” ou mandando um post atrás do outro sobre a Copa do Mundo. Como fazer para silenciar temporariamente esse povo, sem machucar os corações de nossos colegas de rede social? Bem, é por isso que a plataforma está testando uma “soneca anti-spoiler”.

O recurso já havia sido citado em outras ocasiões e agora foi flagrado no código do app mobile pelo programador Chris Messina, que revelou ao TechCrunch ter encontrado o que seria “soneca de palavras-chave por 30 dias”. Ou seja, você poderia usar essa ferramenta para bloquear temporariamente um termo específico.

Depois de ser procurada para falar sobre o assunto, a própria companhia de Mark Zuckerberg confirmou a novidade e até mesmo liberou imagens para mostrar como será o funcionamento desse que pode ser o fim de muitas inimizades.

Como funciona?

Para silenciar uma palavra-chave, você precisa inicialmente encontrar o post onde ela se encontra — o que na verdade é contraditório, pois assim seria necessário ver o próprio spoiler para barrá-lo. É por essa e por outras que a ferramenta ainda está sendo testada e já há uma solução de “soneca preventiva” sendo criada neste momento, incluindo um “favoritos” para bloquear conteúdo recorrente.

Por enquanto, ao notar o termo que incomoda, você pode selecionar a opção "suspender as palavras-chave desta postagem" e é preciso escolher os substantivos que ficarão ocultos por um mês — não há ainda a possibilidade de menos ou mais tempo. Vale destacar que só funciona com texto exato, sem a associação automática com sinônimos, e não inclui as imagens.

facebook

Essa limitação, aliás, pode estar atrelada à veiculação dos anúncios, afinal, não receber mensagens sobre o que acontece em “Vingadores: Guerra Infinita” é uma coisa; agora, deixar de ver as ofertas pagas relacionados ao filme é outra — e isso teria um grande impacto direto na receita da rede social.

A empresa deve seguir com mais testes e até mesmo rever essa ferramenta em relação às suas políticas, pois um silenciamento permanente, por exemplo, poderia ser usado no caso de algum abuso na plataforma. A “soneca anti-spoiler”, portanto, segue limitada a poucos usuários e ainda não há previsão de quando seja liberada para mais gente.

Cupons de desconto TecMundo: