O presidente da Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu, Claude Moraes, enviou uma carta para o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, solicitando que a empresa pare de oferecer lobistas como depoentes nas audiências que irão acontecer no Legislativo. 

De acordo com informações do The Next Web, ele disse na carta que “gostaria de enfatizar que enviar integrantes da equipe encarregados dos departamentos mais importantes, em vez de membros do setor de políticas públicas, é essencial para a credibilidade da companhia, como demonstração de seu empenho”. A comunicação segue com o britânico explicando que seria uma oportunidade para a rede social expressar quais comprometimentos tem assumido para implementar a legislação vigente, além de uma chance de apresentar os próximos passos.

Após seu depoimento no Congresso dos Estados Unidos, Zuckerberg compareceu ao Parlamento Europeu para uma audiência que ele preferia que tivesse acontecido a portas fechadas. Porém, como houve protestos por parte de alguns, ela foi transmitida ao vivo por streaming. O órgão governamental não conseguiu respostas muito mais esclarecedoras que aquelas haviam sido fornecidas aos americanos, mas o assunto continua se desenrolando.

Foram marcadas outras sessões para os dias 25 de junho (em Bruxelas) e 2 de julho (em Estrasburgo), para as quais a instituição solicitou que o Facebook envie integrantes importantes da equipe, como a chefe operacional Sheryl Sandberg. No entanto, a empresa continua propondo a presença de seus lobistas, em vez de executivos realmente encarregados de seu funcionamento. 

Diante da insistência da companhia em mandar o vice-presidente de políticas públicas, Richard Allan, como o nome de maior prestígio, Moraes indicou, na carta, alguns dos funcionários que deseja ouvir; Erin Egan, chefe do setor de privacidade, Joel Kaplan, vice-presidente de políticas públicas globais, e Rob Goldman, vice-presidente de publicidade, estão na lista. Ainda assim, parece que a corporação está convencida a ter o barão como seu principal depoente. 

Cupons de desconto TecMundo: