Buscas sobre como deletar o Facebook batem recorde dos últimos 5 anos

1 min de leitura
Imagem de: Buscas sobre como deletar o Facebook batem recorde dos últimos 5 anos

O gigantesco escândalo de coleta de dados do Facebook por parte da empresa de inteligência Cambridge Analytica e o posterior uso para fins eleitorais de informações pessoais de 50 milhões usuários ainda está longe de cair no esquecimento. O mais novo reforço para manter a coisa acessa vem do crescente interesse das pessoas em apagar o seu perfil no Facebook.

Segundo o Google Trends, que mantém um histórico de tendência e popularidade de itens pesquisados na plataforma desde 2004, esta semana registrou a maior quantidade de buscas por “delete facebook” desde março de 2013. O Mashable percebeu esse fato, indicando o crescimento apenas nos Estados Unidos, conforme fica destacado no gráfico abaixo:

Google Trends

Se o escopo da avaliação é o Reino Unido, é possível notar que o mesmo padrão se repete:

Google Trends

No restante do mundo como um todo, a busca pela mesma expressão no Google também é a maior dos últimos cinco anos:

Google Trends

Lógico que é preciso levar em conta que a expressão “delete Facebook” tem uma estrutura mais comum em países de língua inglesa. Talvez até por isso a sua popularidade: os dados obtidos ilegalmente pela Cambridge Analytica teriam sido usados tanto na campanha de Donald Trump quanto na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), ambas em 2016.

Zuckerberg quer colaborar

Em entrevista concedida na última terça-feira, Mark Zuckerberg pediu desculpa pelo que ele chamou de uma "grande quebra de confiança". Além disso, ele disse estar disposto a depôr no Congresso dos Estados Unidos se isso "for a coisa certa" e, ainda, se mostrou aberto a uma possível regulamentação do Facebook.

https://www.tecmundo.com.br/internet/128453-cambridge-analytica-mark-zuckerberg-regulamentacao-facebook.htm?utm_source=tecmundo.com.br&utm_medium=referral&utm_campaign=circulacao

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.