O que viaja mais rápido no Twitter: uma notícia falsa ou uma verdadeira?

1 min de leitura
Imagem de: O que viaja mais rápido no Twitter: uma notícia falsa ou uma verdadeira?
Imagem: The Blaze

Twitter está cheio de notícias falsas e isso não é novidade para ninguém. Mas você sabia que elas tendem a se espalhar mais do que as próprias notícias verdadeiras? Infelizmente, isso foi o que um estudo feito por pesquisadores do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachussets descobriu, revelando que as fake news têm 70% chances de serem compartilhadas.

O culpado desses problemas? Nada menos do que os temidos bots que se espalham pela rede social. Algo assim não deve ser uma surpresa tão grande assim, é claro: por culpa dessas IAs e de suas possíveis interferências nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, as autoridade dos EUA e outros reguladores internacionais chegaram a examinar redes sociais como o Twitter e o Facebook devido ao descaso em evitar a propagação desse conteúdo.

De acordo com a pesquisa publicada na revista Science, os números são resultado do estudo de 126 mil histórias compartilhadas por um total de 3 milhões de pessoas entre 2006 e 2017. As postagens, por sua vez, foram revisadas por seis organizações independentes de verificação de fatos. Não há como negar que esse é um estudo de enorme importância para a compreensão de como essas notícias falsas se espalham.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.