Snapchat luta a todo o custo para se manter relevante diante do Instagram Stories. A novidade mais recente adicionada à rede social é que agora qualquer usuário pode criar filtros e lentes personalizados para aplicar na plataforma.

A função se chama Lenses e chegou ao Lens Studio em dezembro do ano passado, mas até então apenas criadores de conteúdos específicos tinham acesso à ferramenta. Contudo, desde a última semana, todos aqueles que possuem cadastro no Snap podem acessar o site do serviço ou o app móvel e começar a brincadeira de montar os próprios filtros.

Ao todo, estão disponíveis 150 templates pré-configurados; basta selecionar um deles e fazer as alterações que desejar, como incluir orelhas de animais, temas festivos, emojis, acrescentar texto, entre outras opções. Você ainda pode subir uma imagem do seu rosto para utilizar na aplicação. Tudo baseado na tecnologia de realidade aumentada, que aplica os inúmeros efeitos dos filtros do Snapchat.

O Lens exige um pagamento mínimo de US$ 9.99  o preço varia de acordo com as mudanças feitas por você no seu filtro. Para completar a compra, é necessário criar um Lens no mínimo 3 horas antes de querer divulgá-lo publicamente, além de estipular uma data e um lugar físico onde o Lens será utilizado. Na prática, isso torna o recurso mais indicado para eventos com data marcada, uma vez que, após o horário informado no cadastro, o filtro desaparece permanentemente.

Por enquanto, a função para criar novos filtros está liberada apenas nos Estados Unidos, tanto pelo site quanto pelo aplicativo do Snap para iOS. Não há informações sobre quando o Android receberá a atualização, nem sobre o suporte a mais países.

Além da abertura do Lenses para todos os usuários, o Snapchat lançou ainda novos estilos de fonte para fotos e vídeos gravados pela plataforma. Você agora pode escolher uma ou duas fontes estilizadas em itálico, brilhante, gradiente, arco-íris, entre outras opções. Esse update já está disponível em todas as versões do Snapchat.