Facebook estima mais de 200 mil contas duplicadas (e/ou falsas)

1 min de leitura
Imagem de: Facebook estima mais de 200 mil contas duplicadas (e/ou falsas)
Fonte: Pixabay
Avatar do autor

Você provavelmente deve conhecer alguém que denunciou um perfil falso ou deve ter visto alguma conta duplicada no Facebook. De acordo com relatório da própria companhia sobre o quarto trimestre de 2017, aproximadamente 10% de sua base de usuários mensais (ou Monthly Active Users, MAU) estariam classificados nessas situações.

Rede social chegou a 1,4 bilhão de usuários ativos diários em dezembro de 2017

Até o dia 31 de dezembro do ano passado, a companhia contabilizou 2,13 bilhões de MAUs, uma soma 14% superior à de 2016. De acordo com o documento, o percentual de possíveis cópias é maior em mercados emergentes, como Índia, Indonésia e Filipinas.

Com relação aos utilizadores diários (ou Daily Active Users), a estimativa do final de 2017 também chega a 1,4 bilhão, um aumento também de 14% em relação ao período anterior. Mais uma vez, os maiores responsáveis por essa enorme quantidade de acessos vêm de locais em desenvolvimento, a exemplo da Índia, Indonésia e Brasil.

Mas quais os critérios da rede para considerar uma conta como duplicada?

Ainda que os fakes possam trazer grandes dores de cabeça para usuários legítimos, o Facebook encontra dificuldades para determinar exatamente o que é ilegal nesse sentido. Isso porque, atualmente, tanto uma conta "falsa" quanto uma duplicada podem ser utilizadas para serviços e finalidades que não são exatamente para prejudicar ou ludibriar alguém.

facebook manequim fake

A rede social considera um registro duplicado aquele em que um perfil adicional é mantido além do seu principal — e ele pode ser usado para fins profissionais, por exemplo. Já os “falsos” são divididos em duas categorias: a primeira é vista como “classificação incorreta”, quando é uma representação de uma empresa ou organização — e até mesmo animais de estimação.

A segunda, aí sim, são os avatares indesejáveis, utilizados para fins que violam os termos de serviço do Facebook, como os que produzem spam. “As estimativas de contas duplicadas e falsas são baseadas em uma revisão interna de uma amostra limitada de contas e aplicamos um julgamento significativo ao fazer essa determinação”, comenta empresa, sem detalhar exatamente quais são os critérios.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Facebook estima mais de 200 mil contas duplicadas (e/ou falsas)