Facebook estima mais de 200 mil contas duplicadas (e/ou falsas)

1 min de leitura
Imagem de: Facebook estima mais de 200 mil contas duplicadas (e/ou falsas)
Imagem: Pixabay

Você provavelmente deve conhecer alguém que denunciou um perfil falso ou deve ter visto alguma conta duplicada no Facebook. De acordo com relatório da própria companhia sobre o quarto trimestre de 2017, aproximadamente 10% de sua base de usuários mensais (ou Monthly Active Users, MAU) estariam classificados nessas situações.

Rede social chegou a 1,4 bilhão de usuários ativos diários em dezembro de 2017

Até o dia 31 de dezembro do ano passado, a companhia contabilizou 2,13 bilhões de MAUs, uma soma 14% superior à de 2016. De acordo com o documento, o percentual de possíveis cópias é maior em mercados emergentes, como Índia, Indonésia e Filipinas.

Com relação aos utilizadores diários (ou Daily Active Users), a estimativa do final de 2017 também chega a 1,4 bilhão, um aumento também de 14% em relação ao período anterior. Mais uma vez, os maiores responsáveis por essa enorme quantidade de acessos vêm de locais em desenvolvimento, a exemplo da Índia, Indonésia e Brasil.

Mas quais os critérios da rede para considerar uma conta como duplicada?

Ainda que os fakes possam trazer grandes dores de cabeça para usuários legítimos, o Facebook encontra dificuldades para determinar exatamente o que é ilegal nesse sentido. Isso porque, atualmente, tanto uma conta "falsa" quanto uma duplicada podem ser utilizadas para serviços e finalidades que não são exatamente para prejudicar ou ludibriar alguém.

facebook manequim fake

A rede social considera um registro duplicado aquele em que um perfil adicional é mantido além do seu principal — e ele pode ser usado para fins profissionais, por exemplo. Já os “falsos” são divididos em duas categorias: a primeira é vista como “classificação incorreta”, quando é uma representação de uma empresa ou organização — e até mesmo animais de estimação.

A segunda, aí sim, são os avatares indesejáveis, utilizados para fins que violam os termos de serviço do Facebook, como os que produzem spam. “As estimativas de contas duplicadas e falsas são baseadas em uma revisão interna de uma amostra limitada de contas e aplicamos um julgamento significativo ao fazer essa determinação”, comenta empresa, sem detalhar exatamente quais são os critérios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.