Instagram agora tem arquivamento e destaque de histórias

2 min de leitura
Imagem de: Instagram agora tem arquivamento e destaque de histórias

A última grande mudança do Instagram Stories é que agora todos os nossos registros são arquivados, automaticamente. Pode parecer um pouco estranho, já que o Stories sempre teve a finalidade de mostrar momentos do dia a dia, de maneira temporária. Mas, no mínimo, a opção vem para nos salvar quando esquecemos de guardar no celular aquele registro fantástico, feito direto pela rede social.

Além de serem salvas automaticamente, as histórias poderão ser destacadas, fixadas no perfil e compartilhadas de novo, quando quisermos. A nova função altera o layout da página do perfil, com um novo local feito especialmente para a exibição de destaques.

Antes de ver mais detalhes, quem não gostar das novidades e preferir tudo como era (afinal a natureza do Instagram Stories sempre foi efêmera), não precisa se preocupar. É tranquilo de desabilitar o arquivamento automático dos registros, nas “Configurações”, dentro do arquivo (mais detalhes, na sequência). Mas, para aquelas pessoas com um perfil mais nostálgico, ou que costumam postar mais de uma vez a mesma foto ou vídeo, as novas funções vem para flexibilizar bastante as coisas.

Arquivo do Instagram

 2

Agora, assim que suas histórias expiram, elas são salvas de modo automático. Para acessar o arquivo com todas elas, é só clicar no ícone em formato de relógio, na página do perfil. Ali, você tem acesso tanto às fotos e vídeos que já estiveram no seu Stories, como às fotos publicadas de modo convencional, o “Arquivo de publicações”.

Nos três pontinhos (canto superior direito) encontramos as “Configurações”, onde é possível desabilitar o arquivamento. Importante ressaltar que o conteúdo deste arquivo só pode ser acessado pelo dono do perfil.

O arquivo serve, primeiramente, para que você possa relembrar todos aqueles momentos e, para revê-los, basta tocar nas miniaturas, que terão a indicação da data em que a história foi publicada.

Se quiser, é possível compartilhar as imagens novamente tocando em “Compartilhar”. Então, você tem a opção de colocar a imagem novamente na sua história (algo como um #ThrowbackThursday).  É possível também salvar no aparelho, para fazer um post normal, ou então tocar em “Enviar para” e mandar para alguém específico.

Como destacar imagens

Abaixo do nome de usuário e da bio, notamos agora alguns círculos que fazem parte da nova função de Destaques. Esta opção nos permite mostrar aquelas histórias preferidas, aos nossos seguidores. Para realizar a seleção no arquivo e fixar suas histórias ali, é só clicar no primeiro círculo, onde está escrito “Novo” e escolher os melhores registros.

1

É possível colocar mais de uma imagem no mesmo destaque e escolher uma delas para ser a capa que aparecerá no perfil. Após esta escolha, damos um título e, então, é só salvar. Outra opção para fazer um destaque é no próprio Stories, onde no canto inferior direito de cada história, existe um botão próprio para configurar: “Destacar”.

Não há um limite para quantos destaques podem ser feitos. No caso de enjoar de algum, podemos excluir, ou editar. Para excluir, tocamos (e seguramos) por alguns segundos no círculo do destaque e um menu aparece. Ali, é possível deletá-lo por completo, ou apenas algumas imagens contidas nele.

Ao clicar em editar, vamos para uma tela em que é possível trocar a capa, excluir algumas imagens, ou inserir outras, tocando em “Arquivo Morto”. Ao lado de cada miniatura há uma bolinha que, quando selecionamos, fica azul. Para desistir, toque nela novamente. Depois de fazer todas as edições e escolhas, apertamos em “Concluir”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.