Fim do deslizar? OKCupid propõe nova funcionalidade para apps de paquera

2 min de leitura
Imagem de: Fim do deslizar? OKCupid propõe nova funcionalidade para apps de paquera

Uma das funcionalidades que popularizaram de fato os aplicativos de paquera foi a inclusão do recurso de deslizar: o sistema mostra uma foto e, com um simples gesto, você demonstra (ou não) o seu interesse. Apesar de prático e até mesmo um pouco viciante, esse recurso não ajuda muito quando a ideia é saber se a pessoa que, por foto, você achou legal tem gostos similares, o que pode causar frustração. 

De acordo com o site de relacionamento OkCupid, esse tipo de experiência fez com que o recurso de deslizar ganhasse alguns desafetos no seu público-alvo. Segundo a plataforma, 80% dos seus usuários dizem que não gostam ou, no máximo, toleram o fato de a função de deslizar ser o recurso-chave na maioria dos aplicativos. 

Pensando no público que deseja um pouco mais de informação antes de dar um match, o OKCupid anunciou o Discovery, um recurso que funciona como uma barra de buscas. Quando você digita alguma atividade (caminhar, ler, comer etc.) ou um interesse (filmes, futebol, vôlei etc.), ele apresenta pessoas que assinalaram gostar das mesmas coisas.  

Finalmente, um bom uso para os interesses 

De acordo com o anúncio publicado no blog da empresa, existem quase 20 mil termos de busca baseados em interesses, então o que não falta é assunto para pesquisar. Portanto, isso tanto pode ajudar na hora de escolher com quem iniciar uma conversa — já que há a segurança de, ao menos a pessoa ter algo em comum — como também já dá um argumento para puxar assunto. 

 

O ponto forte desse recurso é que ele usa como base os interesses que os próprios usuários cadastraram o app, uma informação que poderia ser encontrada ao fazer uma busca mais aprofundada nos perfis, mas que, falando de forma objetiva, era bem subutilizada.  

Para exemplificar, o OKCupid informou que 9 mil pessoas cadastraram “barista” como interesse, o que já funciona para engatar uma conversa sobre cafés e bebidas diferentes que levam o ingrediente. Mas, com um pouco de sorte, dá para encontrar interesses bem mais segmentados, como as 17 pessoas que assinalaram como interesse a  “A coleção completa de contos de Ernest Hemingway”. 

Seria tendência?

Já disponível para desktop e usuários do sistema iOS, o Discovery deve chegar em breve ao aplicativo do OKCupid para smartphones Android. Dependendo do retorno dos usuários, pode ser que em breve ele seja visto em outros apps, já que a empresa faz parte do Match Group, que possui mais empresas que oferecem o mesmo serviço, como o Tinder.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.