Facebook copia mais uma do Snapchat e abre beta para desenvolvimento em RA

1 min de leitura
Imagem de: Facebook copia mais uma do Snapchat e abre beta para desenvolvimento em RA

Que o Facebook vem emulando, uma a uma, várias funcionalidades do Snapchat, isso todo mundo já sabe. E agora a companhia de Mark Zuckerberg supera o que ferramenta de realidade aumentada (RA) World Lenses oferece: além de poder colocar objetos tridimensionais em qualquer imagem ou vídeo, a rede social abre a plataforma World Effects para desenvolvedores criarem seus próprios modelos.

“Queremos artistas, desenvolvedores, marca e mais criadores podendo construir e compartilhar incríveis experiências com AR. Ao abrir o AR Studio para todos, estamos caminhando para tornar a AR algo que fará parte da vida cotidiana”, explica o diretor Ficus Kirkpatrick. A novidade está disponível em beta aberto, inclusive com o Frame Studios, para fabricação de molduras, vídeos e outras informações de como construir sua própria brincadeira.

Facebook World Effects

Por exemplo, agora, além de poder programar suas interações você vai poder usar um amplo número de opções — e não somente em suas selfies, mas também em tudo que sua câmera do Facebook rastrear. Quer colocar um chapéu diferente no seu cachorro? Agora dá. Efeitos para quando as pessoas comemorarem um gol em uma partida de futebol? Dá também. 

Isso vinha sendo explorado para a divulgação de atrações como Game of Thrones, Guardiões da Galáxia 2 e Mulher-Maravilha e é uma resposta bastante incisiva ao World Lenses do Snapchat, que por enquanto não abriu a casa para os produtos de terceiros. Qualquer programador já pode se aventurar pelo World Effects. Contudo, a utilização dos filtros para os outros usuários deve ser distribuída aos poucos, a partir dos próximos dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.