Assustador: site exibe todos os seus dados públicos do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Assustador: site exibe todos os seus dados públicos do Facebook

Diferente de outras redes sociais anteriores a ele, o Facebook tem nas informações públicas o grande ponto de interseção entre todos os seus usuários. Se o ponto central do Orkut eram os debates desenrolados dentro das comunidades, na plataforma criada por Mark Zuckerberg a coisa acontece no Feed, onde circulam informações publicadas por páginas e amigos.

E você sabia que há muita coisa pública a seu respeito dentro do Facebook? Quando se fala em “público”, a referência são comentários, curtidas e postagens (suas e de outros amigos), check-ins, interesses e relacionamentos postados de forma aberta na rede social. E é exatamente dessa informação que o site stalkscan.com está em busca.

Logo de cara a página informa que “não viola as configurações de privacidade do Facebook”, o que acontece de fato. Assim, informações postadas de forma privada ficam ocultas do resultado do scan feito por ela em seu perfil. Os demais conteúdos, entretanto, estão totalmente expostos — e são encontrados pela página.

stalkscan.comO stalkscan.com é bem assustador.

Livro aberto

Se você não mantém as suas informações com rédeas curtas no que toca a questão da privacidade, o seu Facebook é um livro aberto. Para ter noção disso, é só acessar o site, buscar pelo seu perfil e então clicar nas várias opções exibidas na tela — ao todo, o Facebook Scanner organiza tudo em sete grandes grupos: perfil, tags, comentários, curtidas, locais, pessoas e interesses.

Quando você indica a URL de um perfil para ser escaneado, é só clicar em cada submenu para ser levado à página pública do próprio Facebook. Em suma, o que o site faz é apenas organizar os links com dados públicos da rede social, espaços normalmente desconhecidos da maioria dos usuários, mas acessíveis para qualquer pessoa.

O menu de opções, primeiro quadro à esquerda, oferece uma série de filtros aplicáveis à busca. Ali é possível categorizar ainda mais os resultados a fim de encontrar dados mais específicos.

Encontre tudo

Essa ferramenta de scan se utiliza do chamado Graph Search, o sistema de busca avançada do Facebook lançado em 2013 e que trouxe ao público informações até então restritas somente aos usuários. Assim, além de ver fotos e postagens dos amigos, é possível também ver quais imagens eles curtiram e em que lugares eles estiveram (desde que as informações estejam públicas, obviamente). Mas vale lembrar também que as suas curtidas em postagens públicas também estão expostas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.