Mesmo que sua internet não seja a melhor do mundo, hoje a culpa não é dela — a menos que os seus problemas de conexão estejam indo além de Facebook e Instagram. Em todo o mundo, no início deste sábado foram vistas instabilidades pesadas nos servidores dos dois serviços. Com isso, tanto Instagram quanto Facebook (incluindo o Messenger) tiveram falhas críticas no funcionamento.

Aqui no TecMundo, boa parte de equipe também notou os problemas acontecendo em todos os serviços citados. De acordo com relatórios do Down Detector, as duas redes sociais tiveram picos de reports de erros no começo do sábado. Entre os maiores "vilões" estão o "blackout total" (com 40% das reclamações) e "falhas no login" (39%)". A dificuldade em carregar ou exibir fotos também ficou com alta taxa de reports, chegando aos 19% — todos números baseados no Facebook.

No mapa de erros do Down Detector é possível verificar que as maiores taxas de reclamações são no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Em buscas no Twitter, também é fácil localizar pessoas reclamando sobre a instabilidade nos serviços — muitas delas com medo que suas mães migrem para lá, diga-se de passagem.

Até o fechamento desta matéria, não havia nenhuma informação sobre como o Facebook está lidando com os erros, mas é bem provável que tudo seja normalizado até o início desta tarde. Vale dizer que o WhatsApp (também do Facebook) segue funcionando normalmente.

Cupons de desconto TecMundo: