Facebook lança Watch, a sua plataforma de vídeo para conteúdos originais

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança Watch, a sua plataforma de vídeo para conteúdos originais

Os rumores sobre a produção de séries originais do Facebook começaram em maio deste ano, com a companhia confirmando tudo logo depois. Agora, nesta quarta-feira (9), a rede social de Mark Zuckerberg anunciou oficialmente o lançamento da Watch, a plataforma na qual todos os conteúdos originais serão disponibilizados ao público.

A Watch poderá ser acessada diretamente do Facebook a partir de tablets, smartphones, desktops e também smart TVs. Assim como em outros serviços de streaming, a plataforma do Facebook conta com recursos como reprodução contínua dos episódios e permite a criação de listas de programas a serem vistos, além de categorias diversas para organizar melhor o conteúdo.

Watch é a plataforma de streaming do Facebook

“Por exemplo, você vai encontrar seções como ‘Os Mais Falados’, que destaca os programas que deram o que falar, “O Que Faz as Pessoas Rirem”, que inclui os programas com muitas reações ‘Haha’, e “O Que os Amigos Estão Vendo”, que ajuda você a se conectar com os amigos por meio dos programas que eles também estão vendo”, informa o Facebook.

Como estamos falando de uma rede social, o conteúdo em vídeo original também ficará sujeito ao crivo popular. Isso porque as reações e as caixas de comentários estarão abertas, e os espectadores também poderão se conectar a outros apreciadores de uma mesma série ou transmissão ao vivo por meio dos grupos.

Na postagem sobre a Watch, o Facebook reforça que a plataforma será a casa tanto de conteúdos seriados quanto de transmissões ao vivo, com material feito para engajar a comunidade ou ainda seguir um arco narrativo específico ou um tema consistente.

Batendo de frente

Com o lançamento oficial de sua plataforma de streaming, a rede social dá um passo definitivo rumo ao enfrentamento com outros grandes nomes do setor, como Netflix e Amazon, mas especialmente o YouTube. A plataforma da Google é a grande rival aqui, afinal oferece basicamente os mesmos serviços que o Facebook quando se fala em vídeo.

Por enquanto, a Watch estará disponível apenas para um círculo restrito de pessoas nos Estados Unidos. Os planos, porém, incluem levar a experiência para mais pessoas em breve, mas a rede social não trouxe informações sobre preços nem disponibilidade do serviço em outros países.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.