Facebook pode esmagar outro competidor ao clonar app de video chat em grupo

1 min de leitura
Imagem de: Facebook pode esmagar outro competidor ao clonar app de video chat em grupo
Imagem: Protect Young Eyes

Já há algum tempo, o Facebook adotou uma estratégia bem interessante para renovar seu portfólio: se “inspirar” em outras empresas – sejam elas concorrentes diretas ou não – parar criar novos produtos e serviços. A jogada de mestre, nesses casos, é que, como a empresa tem um público na casa dos bilhões, fica mais fácil fazer o negócio dar certo mesmo quando o material original ainda está engatinhando ou tentando se firmar no mercado.

O caso mais recente a fazer parte dessa tática é de um aplicativo ainda não anunciado chamado Bonfire – que supostamente já estaria sendo testado internamente pelos funcionários da gigante da internet. Segundo o The Verge, o app é baseado no Houseparty, uma ferramenta de chat de vídeo em grupo desenvolvido pela mesma empresa que criou o Meerkat – outro item que eventualmente deu origem a soluções de terceiros, como o Facebook Live e o Periscope, do Twitter.

Esse é o Houseparty

No caso do Houseparty, fica claro que a turma de Zuckerberg está tentando uma abordagem diferente para um episódio que lembra muito o do Snapchat. Assim como o principal produto da Snap Inc., o aplicativo idealizado por Ben Rubin caiu no gosto dos adolescentes e, na última contagem aberta, datada de novembro de 2016, já contava com números impressionantes: 1,2 milhão de usuários e 20 milhões de minutos de uso. Para evitar atrasos em seu cronograma, o Facebook parece ter decidido “clonar” o software em vez de tentar primeiro uma aproximação para a aquisição da empresa.

Sim, de acordo com pessoas que tiveram acesso ao Bonfire, o aplicativo é descrito como um clone quase exato do Houseparty, oferecendo uma plataforma para que os jovens possam ser notificados sempre que seus amigos estiverem online para que eles possam realizar um encontro – ou festa – virtual. A ação faz todo o sentido para o Facebook, que parece focado em valorizar e reforçar cada vez mais o senso de comunidade de seus usuários. Isso, no entanto, pode se provar um desafio e tanto para o futuro da Life On Air – desenvolvedora por trás do app original.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.