Designers conceituam lápide que envia mensagens para o além

1 min de leitura
Imagem de: Designers conceituam lápide que envia mensagens para o além

Fonte: Yanko Design

O E-Tomb é um novo conceito de lápide adaptado à era da informação. Em uma época em que a maioria das pessoas possui ao menos um perfil em alguma rede social e muito possuem blogs pessoais, a novidade garante que todos esses dados poderão ser acessados e atualizados mesmo após seu dono ter partido para o além.

A ideia, ligeiramente mórbida, é a de que parentes e amigos tenham meios mais versáteis para se lembrar do falecido. Através de uma conexão Bluetooth, qualquer visitante da lápide terá acesso a postagens de blogs, álbuns de fotos e até mesmo uma biografia interativa, com imagens de infância e vídeos.

Para garantir a longevidade das informações, a E-Tomb conta com painéis solares internos com uma proteção especial contra a ação do tempo. Além disso, os parentes podem configurar uma chave de segurança especial para a conexão Bluetooth, impedindo que estranhos tenham acesso às informações do falecido.

Atualmente, a ideia desenvolvida em parceira pelos designers Huang Jianbo, Zhao Ting, Wang Yushan, Ran Xiangfei e Mo Ran não passa de um conceito que ainda não saiu do papel. Porém, com o crescimento do número de dispositivos estranhos que ganham características tecnológicas, não é de se espantar se em breve virmos o surgimento de cemitérios com lápides com telas LCD, conexão Wi-Fi e outras características interativas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.