A demonstração que você confere acima mostra o programa OpenFace em funcionamento. Seus desenvolvedores, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, afirmam que o software pode executar o reconhecimento facial de qualquer um com apenas 10 fotos de referência da pessoa.

Ele foi desenvolvido a partir de uma pesquisa feita pela Google, chamada FaceNet e é totalmente open source. A base de dados utilizada para o treinamento do OpenFace é relativamente limitada em comparação com a de outras iniciativas semelhantes, mas de acordo com os seus criadores, os resultados têm sido bastante promissores.

A precisão do software é incrivelmente alta, sobrepujando os acertos de todas as outras tentativas de se criar uma ferramenta open source de reconhecimento facial, ou pelo menos aquelas que seus desenvolvedores têm ciência de que existem. Mesmo assim, ainda há o que se melhorar na questão tanto dos acertos quanto da velocidade de resposta do programa.

Na sua opinião, quais serão os principais usos dos programas de reconhecimento facial no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: