Como funciona a pesquisa por voz do Google

3 min de leitura
Imagem de: Como funciona a pesquisa por voz do Google

A Google está testando um sistema de busca por voz. Depois de apresentar um método semelhante para tradução no Google Tradutor, a empresa de Mountain View disponibiliza um aplicativo para portáteis e uma página para teste do recurso, que futuramente deve ser aderido ao sistema de buscas.

O novo método deve tornar ainda mais simples a busca na internet. Com ele, você poderá realizar pesquisas sem tocar no teclado, apenas ditando ao microfone o que quer encontrar. O sistema ainda apresenta problemas, principalmente para frases longas, mas é uma boa novidade e funciona corretamente para palavras únicas.

Busca tradicional, mas com voz

Por enquanto, como é de praxe com novos serviços da Google, somente alguns poucos escolhidos ao redor do mundo têm acesso aos testes do novo sistema para buscas no navegador. Como se vê na captura de tela abaixo, encontrada no fórum WebmasterWorld.com, a busca por voz é ativada por meio de um pequeno microfone no campo de pesquisa.

AmpliarNovo recurso de busca por voz em funcionamento (Fonte da imagem: WebmasterWorld.com)

Se você não foi um dos felizardos a ser contemplado com a possibilidade de testar esse interessante recurso do Google, é possível ter uma prévia por meio de uma página na web. Ela faz parte de uma apresentação de slides em HTML5 da própria Google e, se você acessá-la pelo Google Chrome, pode ter uma prévia do que vem por aí.

Clique sobre o ícone do microfone e fale. Lembre-se de falar o mais claro possível, pois ruídos que saem da boca podem interferir no reconhecimento. Apesar de não realizar buscas, essa página já mostra que a nova ferramenta tem uma grande capacidade de reconhecimento, entendendo palavras compostas e longas sem muitos erros.

AmpliarUm teste de reconhecimento de voz (Fonte da imagem: Reprodução)

Busca por voz em sua página

Um dos pontos interessantes do novo serviço é a sua inserção em outros mecanismos de busca. É comum que sites usem a ferramenta de pesquisa da Google para que usuários busquem em suas páginas. Então, desenvolvedores que queiram fazer uso do novo recurso precisarão adicionar apenas uma linha de comando no código do site.

Busca por voz nos portáteis

iOS e Android já contam com a busca por voz do Google

Se para desktop a ferramenta ainda está distante, a busca realizada nos portáteis já pode ser feita usando a voz. O aplicativo oficial da Google está disponível para Android, iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), Blackberry e Nokia S60 V3. Acesse a página m.google.com a partir de seu aparelho, instale a aplicação e solte a voz.

Vale lembrar que o mecanismo permite a configuração do idioma padrão, facilitando assim a capacidade de reconhecimento do aplicativo. Atualmente, ele reconhece 28 línguas diferentes, entre elas variações de inglês (britânico, sul-africano e estadunidense), de espanhol (europeu, mexicano, argentino e do restante da América Latina) e também o português brasileiro.

A precisão dos resultados foi surpreendente, também com o reconhecimento perfeito de muitas palavras complicadas e longas, bem como de termos compostos por mais de uma palavra. No Android, a busca ficou ainda mais simples, pois o aparelho conta com uma barra do Google logo na tela inicial.

Útil?

A princípio, os portáteis parecem ser os grandes beneficiados, principalmente os smartphones. Por motivos óbvios, falar ao microfone desses aparelhos é algo bastante simples, o que torna esse tipo de busca ainda mais prática. Porém, quem navega a partir de computadores tradicionais, desktops ou laptops também encontrará vantagens.

O simples fato de iniciar a busca sem tocar no teclado já pode ser útil. Muitas vezes, aquela palavra que você não sabe como escrever pode ser encontrada ainda mais facilmente usando sua voz para ditá-la ao Google. Enfim, o sistema que futuramente fará parte das buscas da gigante da internet se mostra curioso e inovador.

. . . . .

O que você pensa desse novo recurso? Ele realmente é útil ou é apenas mais uma novidade dispensável? Deixe sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.