Teslasuit: traje vai fazer você imergir completamente na realidade virtual

2 min de leitura
Imagem de: Teslasuit: traje vai fazer você imergir completamente na realidade virtual

A realidade virtual vai se tornar incrivelmente imersiva – muito mais do que vemos agora – dentro de pouco tempo. Isso ao menos se depender da startup Tesla Studios, que desenvolveu um acessório-roupa que vai ajudar você a sentir absolutamente tudo o que está havendo em seu game.

O fato é que, quando pensamos nas tecnologias de realidade virtual da atualidade, normalmente vêm à mente dispositivos que ainda são um tanto limitados. Embora eles já sejam capazes de enganar nossos olhos e ouvidos, ainda não há como criar essas “ilusões” para os outros sentidos, principalmente com relação ao tato, o que resulta em algumas quebras de imersão.

É aí que entra o Teslasuit, um acessório cuja ideia é, na verdade, surpreendentemente simples. O traje, que mais parece aquelas roupas de neoprene para mergulho (uma escolha proposital, para que você sinta que está se preparando para “mergulhar” no mundo virtual), conta com uma série de sensores táteis, feitos para ajudá-lo a sentir os que acontece naquele ambiente digital com a ajuda de pequenos impulsos elétricos espalhados por todo o corpo.

Da captura de ações à simulação de estímulos

Segundo a Tesla Studios, a Teslasuit tem seu sistema composto com base em três tipos de módulos. Primeiro temos o Módulo Háptico, que simula as sensações de toque através de eletrodos. A parte interessante, ao que a equipe indica, é que ele não está limitado a imitar apenas um toque bruto, mas também a controlar sua vibração para algo mais suave; assim, é possível diferenciar um abraço virtual de um projétil que o atinge ou apenas uma ventania.

Junto dele, temos uma unidade curiosa. O Módulo de Controle Climático, como é chamado, permite aos desenvolvedores simular diferentes temperaturas dentro do traje – do calor de 40 °C, caso esteja no deserto ou dentro de um vulcão, ao frio de -10 °C, caso esteja em terras cobertas de neve e gelo, por exemplo.

O último dos três é uma unidade que mostra extremo potencial, mas não é focada em simular sensações. No lugar disso, o Módulo de Captura de Movimento, como você já deve imaginar, registra os movimentos do seu corpo da maneira mais precisa possível, o que pode permitir aos desenvolvedores criar métodos de interação ainda mais interessantes.

Interessou-se pelo Teslasuit? Pois saiba que, no futuro, você poderá ter um deles para si: a empresa tem como objetivo lançar um projeto do traje no Kickstarter dentro de alguns meses. Logo, se o projeto for bem-sucedido, a roupa pode acabar chegando em um futuro próximo.

Um traje como o Teslasuit pode melhorar nossa experiência na realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.