menu
Logo TecMundo
Software

Enjoo na realidade virtual? ‘Não é mais culpa da Valve’, afirma a empresa

Uma das mentes por trás do HTC Vive, desenvolvido em parceria com a Valve, afirma que os óculos de realidade virtual já estão prontos para funcionar dando total conforto para o usuário

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

schedule28/09/2015, às 15:56

Enjoo na realidade virtual? ‘Não é mais culpa da Valve’, afirma a empresaFonte: Business Insider

Imagem de Enjoo na realidade virtual? ‘Não é mais culpa da Valve’, afirma a empresa no tecmundo

Os últimos anos foram marcados pelos enormes avanços na tecnologia dos dispositivos de realidade virtual. O ano de 2015 trouxe pelo menos três projetos de óculos de VR promissores e que devem estar sendo comercializados para o público geral no começo de 2016. Muita coisa precisou ser lapidada e corrigida para que o produto final pudesse apresentar o melhor desempenho possível e uma das principais preocupações das empresas era remover por completo a possibilidade de os dispositivos causarem náuseas nos usuários, fato que é comum entre aparelhos de teste.

Segundo Chet Faliszek, as pessoas não devem mais ficar preocupadas com possíveis náuseas causadas pelo HTC Vive.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Uma das três empresas que devem colocar seus óculos de realidade virtual nas lojas muito em breve é a Valve, empresa criadora do game Left 4 Dead e que está por trás da plataforma mais famosa de jogos para PC, o Steam. Segundo Chet Faliszek, um dos desenvolvedores da empresa, as pessoas não devem mais ficar preocupadas com possíveis náuseas causadas pelo HTC Vive, o aparelho de realidade virtual da marca.

undefined

Realidade virtual vs. real

Faliszek afirmou semana passada em uma conferência em Birmingham, na Inglaterra: “Eles [os óculos] não deveriam mais causar enjoo. Não é mais culpa do hardware. São as escolhas feitas pelos desenvolvedores dos games que deixam os usuários com enjoo. Digam a eles o que incomoda vocês”.

Uma das alternativas possíveis que pode resolver o problema de náuseas quando se joga usando óculos de VR, segundo Faliszek, é evitar ligar métodos de controle convencionais a um ambiente de realidade virtual, como personagens movimentados por um controle de video game comum. Ter a possibilidade de andar de fato por um ambiente e usar a própria mão para interagir com um objeto em uma realidade virtual melhoraria exponencialmente a experiência.

undefined

Hardware pronto e satisfatório

Por enquanto, vai ser um pouco difícil evitar essas situações, visto que o Oculus Rift, o dispositivo criado pela empresa Oculus, já virá com um controle tradicional como os encontrados nos video games e um dos principais motivos para a náusea segundo Faliszek. Os periféricos que vão permitir o jogo através de comandos via movimentos corporais devem ser lançados apenas no fim do ano de 2016.

Quanto melhor a qualidade e o esmero na criação desses jogos, mais confortável o usuário vai se sentir.

Apesar disso, a afirmação de que o hardware desses óculos de realidade virtual já está pronto para receber jogos e outras aplicações sem o desconforto do enjoo é verdadeira. Tanto o HTC Vive, o Oculus Rift e o Project Morpheus da Sony têm suporte para pelo menos 90 fps e toda a qualidade possível de imagem para que as imagens mudem com suavidade quando mexemos a cabeça. Agora vai depender dos muitos interessados em desenvolver aplicações para esses dispositivos: quanto melhor a qualidade e o esmero na criação desses jogos, mais confortável o usuário vai se sentir.

Você acha que os problemas de náusea vão conseguir ser superados pelas fabricantes e desenvolvedoras de games? Comente no Fórum do TecMundo