GDC 2015: AMD entra no mercado de realidade virtual com SDK Liquid VR

1 min de leitura
Imagem de: GDC 2015: AMD entra no mercado de realidade virtual com SDK Liquid VR
Imagem: SlashGear

O anúncio da parceria entre a Valve e a HTC para a criação de seus próprios óculos de realidade virtual, o Re Vive, veio para balançar o mercado de RV e certamente vai chamar a atenção dos interessados por algum tempo. No entanto, notícias recentes indicam que agora é a vez de outro grande nome da tecnologia entrar na onda e levar os holofotes de volta para o Oculus Rift – ainda que de uma forma diferente.

Na GDC 2015, a AMD revelou o seu novo kit de desenvolvimento de software voltado para tornar a realidade virtual mais fácil para todos, o chamado Liquid VR. “[Com a novidade,] você pode conectar um Oculus Rift a um computador e começar a fazer renderização em 3D diretamente no aparelho, mesmo sem ter o SDK da Oculus”, disse um representante da empresa durante o evento.

Ainda segundo os representantes, o Liquid VR é apenas o primeiro passo da empresa para fornecer apoio à realidade virtual, o que deve ser expandido por meio de parcerias e outros anúncios futuros da AMD. De acordo com o diretor de engenharia da Oculus VR, Anuj Gosalia, sua corporação está empolgada com o trabalho da fabricante de chips e vai trabalhar para incluir os avanços da parceira no seu próprio trabalho.

Tecnologias mais naturais

Além de facilitar o desenvolvimento de novidades no mercado da realidade virtual, esse tipo de parceria vai facilitar que, ao conectá-lo a um computador, um equipamento como o Oculus Rift seja prontamente reconhecido como um headset de RV, e não como um novo monitor. Embora possam parecer pequenos, são esses avanços invisíveis para a maioria dos usuários que permitem que a tecnologia se torne algo mais natural no futuro.

A primeira versão do kit de desenvolvimento de software, que a AMD está considerando como uma versão Alpha, deve ser distribuída a partir desta terça-feira (3) para desenvolvedores selecionados pela empresa. Questionados se estão trabalhando com a HTC e a Valve no Re Vive, os representantes da fabricante de chips se calaram e se questionaram se já podiam falar sobre o assunto – o que serve de indício de que a resposta provavelmente é sim.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.