Desligue o celular: Oculus Rift é usado em teste para motoristas distraídos

1 min de leitura
Imagem de: Desligue o celular: Oculus Rift é usado em teste para motoristas distraídos

A Toyota apresentou nesta semana durante a Detroit Auto Show seu novo programa de realidade virtual (VR). Sob o nome de “TeenDrive365”, o projeto tem o objetivo de fazer com que os motoristas sejam distraídos por elementos externos. Quem se submete ao teste veste o periférico Oculus Rift e, imerso em um mundo virtual, começa a dirigir normalmente.

Mas celulares logo começam a tocar – o som do veículo também está alto. Seu amigo moldado em 3D pede para que você leia a mensagem que acabou de chegar; um smartphone fica posicionado abaixo do volante e ocupa parte do seu campo de visão. Conforme demonstrado pelo vídeo, basta que uma rápida olhada no celular seja dada para que um acidente aconteça.

O uso de aparelhos que simulam situações reais em testes de escolas de direção tem se tornado comum. Outra das intenções da Toyota é fazer com que os aspirantes a motoristas tomem decisões rápidas em situações de emergência. Vale dizer que a simulação de “TeenDrive365” de RV é apenas uma parte do projeto; GIFs sobre direção segura e vídeos informativos podem ser conferidos através da página do próprio programa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.