A realidade virtual tem sido utilizada para diversos fins, e a Samsung encontrou mais um caminho para a tecnologia: ajudar pacientes de hospitais a se distrair e esquecer de dores ou incômodos que alguns procedimentos podem causar.

Para concretizar esse plano, a empresa sul-coreana fez uma parceria com a startup AppliedVR com o intuito de criar uma plataforma que apresenta games interativos e paisagens relaxantes para desviar o foco da atenção do paciente. Caso isso funcione, os hospitais não precisariam ministrar medicamentos para controle da dor em diversos casos.

E isso já está em teste?

Atualmente, a Samsung está trabalhando em conjunto com alguns hospitais para garantir que esse recurso funcione bem tanto para adultos quanto para crianças. No momento, os envolvidos no projeto estão tentando recrutar até 120 adultos hospitalizados para realizar o experimento.

“Descobertas clínicas feitas pela Cedars-Sinai [um hospital localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos] e pela AppliedVR mostraram que a realidade virtual consegue diminuir a dor em 24%, em muitos casos deixando de lado o uso de narcóticos, além de uma redução de 60% em estresse e ansiedade”, comentou o doutor David Rhew, funcionário da Samsung.

Caso você tenha ficado curioso para saber como esse projeto funciona, basta observar o vídeo que está nesta notícia para visualizar alguns dos games e paisagens que o paciente pode ver durante o seu tratamento.

Cupons de desconto TecMundo: