Cmoar: empresa cria óculos de realidade aumentada para smartphones

2 min de leitura
Imagem de: Cmoar: empresa cria óculos de realidade aumentada para smartphones
Imagem: Cmoar

Todo mundo sabe que o mercado de games para dispositivos móveis está em ascensão – é cada vez mais fácil encontrar quem compre um smartphone pensando sobretudo em sua potência para rodar jogos complexos capazes de deixar muitas produções para consoles no chinelo. Sendo assim, não é de se espantar que certas empresas estejam interessadas em investir pesado no desenvolvimento de acessórios criativos para quem curte uma jogatina de bolso.

Um bom exemplo disso é a Cmoar LTD, uma startup polonesa responsável pelo curioso gadget da imagem que abre esta notícia. Trata-se de um par de óculos bastante semelhante com o famoso Oculus Rift, mas desenvolvido especialmente para ser usado em conjunto com seu smartphone.

Compatível com dezenas de dispositivos diferentes, o Cmoar Smartphone Viewer funciona de uma maneira bastante curiosa: para usá-lo, você deve primeiro adicionar seu smartphone em um compartimento específico, dotado também de uma conexão USB (para quem quiser plugar algum componente externo qualquer) e saídas para fones de ouvido.

Em seguida, o usuário deve optar por uma das três lentes que acompanham o gadget – uma simples para imagens 2D em altíssima definição (voltada para quem quer assistir a filmes de maneira tradicional), outra para vídeos em 3D e uma última para ser usada em conjunto com jogos de realidade virtual ou aumentada.

Várias tecnologias em um único dispositivo

Apresentado oficialmente durante a E3 2014, o aparelho chamou a atenção de imediato justamente por conta dessa flexibilidade. Recentemente, a empresa por trás do invento resolveu publicá-lo no Kickstarter para financiar sua produção comercial de maneira coletiva, oferecendo uma cópia do produto para quem colaborasse com pelo menos £ 100 (cerca de R$ 378 sem adição de impostos). Contudo, a campanha foi cancelada poucos dias depois, com £ 5,974 arrecadados dos £ 200 mil requeridos pela empresa.

A ideia por trás do Cmoar Smartphone Viewer é simples: juntar uma série de dispositivos já disponíveis no mercado em apenas um gadget. As lentes 2D fazem com que o aparelho se transforme em um par de óculos de cinema virtual, proporcionando a ilusão de que o usuário está a dois metros de distância de uma tela Full HD de 125 polegadas. O mesmo ocorre com as lentes 3D, que emulam um display de 80 polegadas.

O grande destaque mesmo fica paras as lentes de realidade aumentada/virtual, que abrem gama enorme de possibilidades para o desenvolvimento de games e aplicativos. Qualquer pessoa interessada em desenvolver conteúdos para a plataforma pode requisitar a SDK sem maiores burocracias. Atualmente, cinco aplicativos já estão disponíveis para o aparelho, inclusive dois FPS de terror e um RPG de realidade aumentada – todos desenvolvidos pela Prosper Games Studio.

Ficou interessado?

A lista de dispositivos que já possuem suporte para o Cmoar é enorme, englobando aparelhos da Apple iPhones 4 e 5), Samsung (maioria dos integrantes da família Galaxy), LG, Nokia (Lumia 920 e mais recentes), Sony, HTC e até Huawei. Você pode conferir a listagem completa através deste link. Ainda não há uma data estimada para o lançamento de uma edição comercial do invento – a campanha recém-cancelada iria terminar no dia 9 de agosto, com as primeiras unidades sendo enviadas para os colaboradores em meados de fevereiro de 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.