Na trave! Sony quase confirma PS4K; surgem mais menções a novos consoles

3 min de leitura
Imagem de: Na trave! Sony quase confirma PS4K; surgem mais menções a novos consoles

Está cada vez mais difícil para a Sony esconder a existência de um novo PS4, o suposto “PS4K”, tamanha a quantidade de informações vazadas nas últimas semanas, todas elas com riqueza de detalhes, incluindo etapas de desenvolvimento, resolução, codinome, compatibilidade e mais. Desta vez, a bola pegou na trave: o vice-presidente da Sony em sua divisão do sul da Europa praticamente confirmou a chegada do novo hardware, só que em outras palavras. Empolgada com o assunto, a AMD também citou abertamente as novas possibilidades e evidenciou ainda mais aquilo que todos pensam.

A Microsoft é outra que já comentou a respeito da pauta e se mostra “a favor” da possibilidade de haver hardwares atualizáveis, apesar de, naturalmente, não ter anunciado nada (e de não haver nenhum vazamento substancial por aí, a não ser o tal Xbox NeXT). Correndo por fora temos o NX, codinome do próximo console da Nintendo, que deve adotar uma configuração de ponta para competir em pé de igualdade com a concorrência e voltar a ter relevância entre os jogadores hardcore de outras marcas.

Novo PS4: impossível de esconder

O PS4K, que também já é chamado de PlayStation NEO, não é segredo para ninguém, e os próprios executivos da Sony estão ficando numa saia-justa com relação a isso – está praticamente impossível fingir que não sabem de nada. É o que fica perceptível nas palavras de Philippe Cardon, vice-presidente da Sony Sul da Europa, ao ser questionado sobre o assunto na revista francesa Challenges.

É normal se pensar numa atualização

“O PlaySation 4 foi desenvolvido para ser compatível com o PlayStation VR. Mas, durante a vida de um console, as equipes de pesquisa e desenvolvimento trabalham diretamente em melhorias. O PS4 atual já tem muitos anos [em desenvolvimento]. É normal se pensar numa atualização. No entanto, não tenho mais nada a dizer sobre isso”, pontuou Cardon.

O PS4K só precisa do anúncio oficial; praticamente tudo sobre ele já foi vazado

É absolutamente natural que a resposta do executivo tenha sido evasiva dessa forma – mas, ao mesmo tempo, altamente sugestiva, pois ele jamais negou a existência do PS4K. Pelo contrário: ele desconversou e disse que “é normal se pensar numa atualização”. O anúncio oficial deve estar empacotadinho para a conferência da Sony na E3 2016, o maior evento de games do mundo, que rola em junho nos EUA.

AMD está empolgada com novas possibilidades

Durante o último relatório fiscal, a CEO da AMD, Lisa Su, comentou abertamente sobre as novas possibilidades. Para quem não sabe, PlayStation 4, Xbox One e Wii U utilizam tecnologia da AMD e, portanto, esse mercado é de extrema relevância para a gigante da computação.

“(...) Temos também nossos negócios com consoles. Ao observar o agregado disso, esperamos começar esse novo negócio [trabalhar com hardwares turbinados] na segunda metade do ano. Mas também esperamos a guinada sazonal desse mercado”, afirmou a executiva.

AMD: muitos planos no forno para os possíveis novos hardwares

Os investidores pediram a Su que compartilhasse mais detalhes sobre o propósito e a natureza das novas arquiteturas [de chips da AMD], mas ela foi evasiva. “Eu prefiro deixar isso ser divulgado quando nossos clientes estiverem preparados”, resumiu, sendo igualmente sugestiva.

E o NX?

Como todos já sabem, o novo console da Nintendo deve ser um híbrido de video game de mesa e portátil, então pode ser que existam duas concepções da AMD no que tange a hardware – uma para o aparelho doméstico e outra para o dispositivo móvel, se o projeto da Nintendo realmente for esse.

A aparência do NX ainda é um mistério – na verdade, o nome também pode ser outro

Uma coisa é certa: a E3 deste ano pode ser um dos palcos mais importantes de todos os tempos nos games. Se os consoles realmente ganharem upgrades (com PS4 liderando essa iniciativa), todo um paradigma construído historicamente na categoria será modificado substancialmente, pois os “consolistas” estão acostumados e trocar de plataforma de 6 em 6 anos, em média, e esse hábito pode mudar. Aguardemos.

PS4K está cada vez mais próximo! Quando você acha que ele será lançado? E os outros? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.